Pessoas inspiradoras

Professor indiano liberta meninas do casamento infantil e ganha “Prêmio Nobel de Educação”!

Muito além do estudo, este professor está ajudando a devolver a liberdade e a independência para as jovens meninas da Índia!



Os professores são, certamente, algumas das figuras mais importantes de nossas vidas. Ainda que possamos ter muitos deles ao longo de nossas vidas e até mesmo esqueçamos alguns de seus nomes, as grandes lições que nos ensinam ficam guardadas em nossas mentes e corações e ajudam a moldar o nosso caráter.

Eles escolheram como caminho guiar outras pessoas ao conhecimento, levar luz e esperança para aqueles que se sentem perdidos e abrir as portas que nos tiram da ignorância e nos apresentam grandes oportunidades de transformar nossas vidas.

Através da dedicação e da sabedoria dos professores, nós podemos crescer, aprender e avançar em nossos caminhos pessoais em direção ao que realmente desejamos, por isso devemos ser sempre muito gratos a eles.


Apesar de os professores, de maneira geral, serem grandes mestres e pessoas admiráveis, existem alguns que realmente se provam pessoas excepcionais e vão muito além do estudo para mudar a vida de seus alunos.

Um deles é o indiano Ranjitsinh Disale, que encara seu trabalho como missão, e está fazendo a diferença na vida de suas alunas, direcionando-as pelo caminho do conhecimento, em um país onde elas muitas vezes são privadas disso.

Direitos autorais: reprodução Youtube/Global Teacher Prize.

Disale transformou a escola primária, onde trabalha, através da educação e livrou as jovens meninas do casamento infantil, abrindo portas para que elas pudessem estudar e trilhar o próprio caminho.


O professor chegou à Escola Primária Zilla Parishad, na vila de Paritewadi, no distrito de Solapur, em 2009. O local era muito precário e as condições de estudo complicadas. No entanto, ele não se intimidou com as dificuldades e assumiu o compromisso de fazer a diferença na vida de seus alunos.

Disale traduziu os livros didáticos da classe para a sua língua materna, mas também desenvolveu códigos QR exclusivos para que os alunos pudessem acessar poemas em áudio, aulas em vídeo, além de facilitar o acesso a histórias e tarefas.

Ele mudou a vida das crianças, que antes tinham pouquíssimo acesso à educação, e lhes apresentou um mundo novo, trazendo-lhes esperança e inspirando-as a buscar uma vida melhor através dos estudos.

No entanto, talvez uma de suas ações mais importantes tenha sido acabar com o casamento infantil na vila. É muito comum na Índia as mulheres se casarem muito novas, e com isso perdem toda a oportunidade de se dedicar a aprender e a viver com liberdade. No entanto, devido à sua ajuda, as meninas da vila agora têm 100% de frequência na escola.


Por conta de suas ações, com grande impacto em nível mundial, recentemente o professor ganhou um prêmio de muito valor, o Global Teacher Prize, que é reconhecido como “Nobel da Educação”.

 




Ver essa foto no Instagram


 

Uma publicação compartilhada por Global Teacher Prize (@teacherprize)

O evento aconteceu no último dia 3, virtualmente, por conta da pandemia de covid-19, no entanto, isso não impediu o professor de receber o prêmio pelo reconhecimento da sua dedicação aos jovens indianos.

Disale recebeu US$ 1 milhão por seus esforços pela educação, que equivalem a mais de 5 R$ milhões. Esse valor ajudará na luta pela educação das crianças, por isso decidiu dividi-lo com os outros nove professores finalistas do concurso.

Direitos autorais: reprodução Youtube/Global Teacher Prize.

Entre esses finalistas está a brasileira Doani Bertan, que tem um projeto no Youtube onde divulga videoaulas em libras e língua portuguesa das disciplinas de matemática, português, geografia e ciências, para que alunos surdos tenham acesso à educação básica.

Disale disse ao New Indian Express que, dividindo o dinheiro do prêmio com nove professores, pode expandir o trabalho deles.

Realmente um grande mestre, com grande caráter e coração de ouro. O prêmio veio em boa hora e fará a diferença não apenas para as crianças indianas, mas do mundo inteiro.

Ranjitsinh Disale é o tipo de pessoa de que precisamos no mundo. Ele merece os nossos aplausos e gratidão.

Compartilhe seu grande exemplo com os amigos através das redes sociais!

Cão de rua, que ganhou um lar, relaxa e dorme nos braços de novo pai. Ele se sentiu protegido!

Artigo Anterior

Azul transportará gratuitamente vacinas de covid-19 em mais de 100 cidades do país!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.