Pessoas inspiradoras

Professora aposentada de 92 anos melhora de saúde ao ensinar sua cuidadora a ler e escrever

professora aposentada de 92 anos

Um professor nunca deixa de ser professor, independentemente de sua idade. É isso que mostrou Ione Nóbrega, uma professora cearense aposentada, de 92 anos.



Ser professor é muito mais do que é uma profissão, é um dom, uma missão de vida. Mesmo quando não se dedicam mais a ensinar em salas de aulas, a paixão por transformar vidas através do conhecimento continua em seus corações.

Um professor nunca deixa de ser professor, independentemente de sua idade. É isso que mostrou Ione Nóbrega, uma professora cearense aposentada, de 92 anos, que viu sua saúde sofrer uma reviravolta depois que começou a exercer a profissão novamente.

Dona Ione estava com a saúde debilitada, devido a sua idade, não tinha muita motivação para o dia a dia e a memória estava fraca, mas a chegada de sua nova cuidadora trouxe uma nova realidade para sua vida.


Maria, a cuidadora de Dona Ione tem 35 anos e não sabia ler e escrever. Assim que soube disso, a senhora logo se voluntariou para ser sua professora particular.

“Quando a vovó soube disso, tratou logo de perguntar se ela queria aprender. Com a resposta afirmativa, vovó começou a ensinar”, disse Manuela Praxedes, neta de dona Ione, ao site SNB.

A cuidadora não pensou duas vezes antes de aceitar a proposta, pois a alfabetização é a porta de entrada para melhores oportunidades na vida. E assim começaram as aulas, no começo de março de 2019.

Depois de alguns dias da rotina de ensino de Dona Ione, mudanças já começaram a ser percebidas. A memória dela começou a ser estimulada novamente e a sensação de alegria e realização em lecionar trouxe bem-estar e alegria verdadeira para sua vida.


Dona Ione e Maria estudam juntas todos os dias, antes do início do expediente de Maria.

Manuela tirou uma foto do caderno de Maria, mostrando um ditado ministrado por Dona Ione, e que mostra o quanto a cuidadora já desenvolveu suas habilidades, após o início das aulas particulares.

professora aposentada de 92 anos2

professora aposentada de 92 anos3


Essa nova rotina é muito positiva para ambas. De acordo com Manuela, Dona Ione parece “parece mais nova”, depois de voltar a ensinar.

“Ganha a Maria com conhecimento, ganha a vovó com rejuvenescimento e ganhamos nós que podemos presenciar uma cena tão linda e edificante”, disse a neta.

Essa é uma verdadeira prova de que, quando nos dedicamos àquilo que realmente nos faz felizes, nossas vidas se renovam e se transformam.

Dona Ione ganhou dois grandes presentes depois da chegada de Maria em sua vida: voltar a lecionar e participar ativamente na transformação da vida de sua tão dedicada cuidadora.


Uma história linda de gentileza, cuidado e crescimento mútuo. Parabéns às duas!

Se gostou da história, comente abaixo e compartilhe o texto com seus amigos nas redes sociais!


Direitos autorais das imagens utilizadas no texto: Arquivo Pessoal / Manuela Praxedes.


Os planos de Deus são perfeitos. Você vai encontrar alguém que seja a resposta das suas orações

Artigo Anterior

Mãe de menino

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.