Pessoas inspiradoras

Professora relata gesto de cuidado com aluna negra que teve o penteado bagunçado pela chuva

2 capa Professora relata gesto de cuidado com aluna negra que teve o penteado baguncado pela chuva

A publicação da professora viralizou, e muitos usuários afirmaram que é extremamente importante a presença de mais profissionais negros nas escolas.



Os professores fazem parte do primeiro contato que temos, ainda na infância, de socialização, junto com o ambiente escolar e os colegas que encontramos nas instituições. É justamente com eles que criamos boa parte de nossa base emocional e de personalidade, junto, claro, com a família, que tem papel preponderante nessa evolução do indivíduo.

Quantas vezes não nos sentimos acolhidos por nossos mestres? Quantas vezes não aprendemos lições que carregamos para a vida inteira que vão muito além do conteúdo programado? A profissão é uma das mais importantes em nossa sociedade porque, além de reforçar a coletividade, também é capaz de ajudar o desenvolvimento de cada ser humano.

Em Londres (Inglaterra), na Archbishop Lancfranc Academy, uma professora compartilhou um dos momentos em que teve um gesto extremamente sensível com uma de suas alunas. Vanessa Sefa, professora de inglês na instituição, já trabalha há três anos na área e, segundo o site Good Morning America, decidiu ajudar Purity, de 12 anos, quando uma chuva bagunçou seus cabelos.


Em uma postagem que fez no Twitter, a professora explicou que Purity se aproximou dela, no intervalo, aos prantos porque seu cabelo tinha encolhido com a chuva. Tanto a aluna quanto a professora são negras, o que se mostrou essencial na maneira como a situação foi conduzida. Vanessa fez duas tranças na criança e explicou em sua publicação que, por ser negra, o cabelo é extremamente importante nessa idade.

Além da força ancestral ser reproduzida por meio dos penteados, a forma como as crianças negras se inserem no contexto normalmente ocupado por mais pessoas brancas, a depender da situação, faz com que se sintam confortáveis quando cuidam corretamente dos cabelos.

A professora explicou que Purity é normalmente confiante e gosta de como as madeixas ficam naturalmente, mas nesse dia em particular estava chorando muito, explicando que a chuva tinha arruinado sua aparência.

2 2 Professora relata gesto de cuidado com aluna negra que teve o penteado baguncado pela chuva

Direitos autorais: reprodução Twitter/@Sefa_English.


Vanessa explicou que a menina, entre lágrimas, explicava que não ia ficar na escola daquele jeito o dia todo e que preferia voltar para casa. Com a chuva, os fios encolheram, mas não só isso, como estava usando um capuz, também se emaranharam, criando vários nós.

Purity se sentiu confortável em compartilhar a situação com a professora, e assim que tirou o capuz para que ela pudesse ver, perguntou se não poderia trançá-lo. Tudo aconteceu durante o intervalo, enquanto Vanessa comia seu lanche, mas ao olhar para as horas, percebeu que ainda tinha 15 minutos antes de precisar passar atividades para a turma, e concordou em ajudá-la.

Mesmo só tendo um pente pequeno para ajudar, Vanessa decidiu fazer o que podia naquele momento para dar um jeito na situação, e usou as próprias unhas para repartir os cabelos. Depois de tirar os nós com os próprios dedos e muito cuidado, ela fez as duas pequenas tranças para a aluna, que instantaneamente a abraçou, demonstrando o tamanho de sua felicidade.

Purity explicou para a professora que, desde 2018, mora apenas com seu pai, já que sua mãe faleceu quando ela tinha apenas 9 anos. A menina ainda compartilhou que seu conhecimento sobre cuidados capilares é limitado, sendo, em grande parte, autodidata. Quando soube da história, Prince, o pai, agradeceu à Vanessa profundamente por ajudar sua pequena.


Na publicação, a professora ainda explicou que é justamente por isso que as escolas precisam de mais professores negros, assim nenhuma criança vai precisar passar por esse tipo de situação e não receber ajuda apropriada. Com mais de 50 mil curtidas, inúmeros usuários falaram também de experiências semelhantes na infância.

2 3 Professora relata gesto de cuidado com aluna negra que teve o penteado baguncado pela chuva

Direitos autorais: reprodução Twitter/@Sefa_English.

A professora explica que, para qualquer pessoa, independentemente de gênero ou de raça, o cabelo costuma ocupar parte importante da identidade, sendo que o cabelo negro é pré-carregado com teorias e sentimentos revolucionários, mesmo sem que o indivíduo tenha consciência do contexto. O cabelo afro ou crespo é frequentemente visto como “despenteado” ou mesmo “sujo”, por isso a importância da representatividade em espaços como as escolas.

Com esperança de que suas postagens alcancem ainda mais pessoas negras e de outras origens a entrar no campo da educação, ela defende que quanto mais perspectivas diferentes existirem nas escolas, melhor será a reflexão sobre a importância de cada comunidade no contexto geral.


Indianos criam ar-condicionado artesanal que reduz temperatura ambiente em até 15°C

Artigo Anterior

Vazam primeiros nomes dos famosos do BBB22. Veja lista!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.