Psicólogas analisam o perfil dos personagens da série LA CASA DE PAPEL

Psicólogas analisam o perfil dos personagens da série LA CASA DE PAPEL – Escolha o seu preferido e descubra sua personalidade

“O bella cião, cião, cião…” Quem conhece esta música provavelmente já assistiu a série LA CASA DE PAPEL, um dos seriados mais comentados e assistidos, segundo a Netflix, lançado no final 2017.

A série, que tem 2 temporadas e 19 episódios, ganhou o mundo ao romantizar o maior sequestro, do mundo, na Casa da moeda da Espanha, realizado por um grupo de desconhecidos orientados por um homem “o Professor”, que articula toda a ação, minuciosamente, do lado de fora.

Quem assistiu em algum momento se identificou com algum dos personagens principais ou se apaixonou pela personalidade deles, seja dos sequestradores ou reféns.

E você? Identificou-se com algum dos sequestradores ou reféns? Diga qual e nós falamos qual a sua personalidade.

PROFESSOR – É o cérebro da ação

professor

Personalidade: Articulador, paciente e extremamente focado, o Professor é o cérebro da ação. É bastante recatado por fora, porém, por dentro possui uma gama enorme de sentimentos e pensamentos, o que o torna misterioso. Com seus argumentos coerentes e de muita astúcia, faz com que todos confiem nele. Pensa, inclusive, na opinião da massa, articulando formas de deixar as pessoas a seu favor. É capaz de analisar minuciosamente cada detalhe e com ligação no presente, passado e futuro, de forma a agir com a maior maestria possível. Gosta de música clássica, aprecia a arte e teve poucos relacionamentos durante sua vida. Pensa em cada passo que deve ser dado e não tem pressa ao realizar seu grande objetivo, desde que seja magistral.

Se você se identifica com este personagem, provavelmente você tenha um instinto natural de liderança, inteligência acima do normal, tem boa articulação para planejar projetos com mínimos detalhes, independente do tempo que necessita para execução. Tem segurança em suas ações e tem facilidade para antecipar ações de terceiros. Suas características principais são o carisma e poder de persuasão.

Se você se apaixonou: a pessoa que se apaixona pelo Professor ou Salva, geralmente tende a ser carente e sente forte atração por pessoas inteligentes e atenciosas. Admira a capacidade de tomar decisões assertivas e busca nele a segurança que necessita. Suas características principais são afetividade e carência.


RAQUEL – Negociadora

Raquel

Personalidade: Raquel Murilo, ou inspetora, é durona por fora, inteligente e muitas vezes precisa vestir uma “máscara” masculina para se fazer ser respeitada diante de tantos homens. Mas ao mesmo tempo é bastante frágil, já que veio de um relacionamento agressivo, com traição, até mesmo da própria irmã. Busca dividir sua atenção com a filha e o trabalho. Demonstra bastante carência e insegurança no momento por já ter lavado vários tombos em relacionamentos passados. Quer ser forte, mas não percebe que seu corpo tem limite.

Se você se identifica com este personagem provavelmente você precisa demonstrar bastante firmeza e muitas vezes uma postura bastante agressiva para ser respeitada(o). Reconhece suas fragilidades e sabe que tem que lidar com os dois extremos: confiança e a falta dela. É inteligente e suporta tombos que poucos aguentariam no seu lugar. Tem uma mente aguçada e consegue se antecipar aos fatos. Está sempre em alerta e pronta para mais uma batalha, sem mimimi. Suas principais características são firmeza e sensatez.

Se você se apaixonou: a pessoa que se apaixona por ela tende a preferir se deixar ser dominado e, algumas vezes, ocultar sua opinião para satisfazer as vontades dela. Adora um jogo de inteligência e sabe que não pode escorregar, ou será deixado(a) de lado(a), sem hesitar. Costuma ter um certo tipo de excitação por este jogo de “quase estou perdendo” e ter que sempre conquistar sua atenção e respeito.


BERLIN – Frieza

Berlin

Personalidade: é o chefe dentro da Casa da Moeda. Sente-se superior aos demais, mesmo tendo consciência da necessidade da união de todos. É capaz de fazer de tudo para tirar do seu caminho o que impede de alcançar o objetivo do plano. É narcisista, sarcástico, manipulador e aproveitador. Adora se sentir superior a todos e faz o possível para continuar no poder, ainda que precise ser agressivo. Não sente nenhum tipo de remorso ou quaisquer sentimentos de empatia. Possui uma doença terminal, portanto sabe que não tem nada a perder. Faz qualquer sacrifício para seguir o plano.

Se você se identifica com este personagem provavelmente, você tem alto poder de convencimento. Tem tendência à agressividade, é decidido e não tem medo de assumir riscos. Percebe que tem poder sobre as pessoas e gosta de ostentar esta posição.  Devido a característica de autoadmiração, acaba vendo as pessoas com certa inferioridade. Suas principais características são charme e altivez.

Se você se apaixonou: a pessoa que se apaixona por ele tende a ser mais submissa e com sentimentos de inferioridade. A baixa autoestima faz com que a personalidade do outro lhe passe uma falsa segurança de poder, mas a prepotência acaba sufocando seu desejo de se libertar. Geralmente essas relações começam com muitas declarações de amor, flores e falsas demonstrações de afeto por parte dele, até que ele passe a controlar pequenas coisas que depois se tornam grandes, até o momento em que a companheira tem sua liberdade perdida. Poder é sempre sua máxima, por isso é praticamente impossível ter uma relação de igual para igual. Ele sempre vai querer estar acima, ser superior, mandar e controlar as situações.


NAIROBI – Equilíbrio

Nairobi

Personalidade: é a mãezona do grupo e procura sempre apaziguar com amor as situações mais quentes que possam comprometer todo o plano. É fiel ao Professor, firme, coerente, racional e uma das mais sensatas do grupo, o que a torna ótima no comando. Tem habilidade de falsificar dinheiro, o que foi fundamental para a escolha do Professor. É sedutora, madura, engraçada e carismática.

Se você se identifica com este personagem, provavelmente você é uma pessoa de convicções, que tem objetivos baseados em seus sonhos e é determinado a enfrentar qualquer situação para alcançá-los. Tende a equilibrar a razão e emoção na tomada de decisões. Suas principais características são proteção e firmeza.

Se você se apaixonou: a pessoa que se apaixona por ela está em busca de alguém que tenha pulso firme e possa comandar, quando necessário. Busca também equilíbrio e integridade, tendo com ela uma relação de companheirismo e compromisso consistente e maduro. Tende a preferir que a companheira tenha sua própria vida, seu trabalho e tem orgulho do que ela faz e de quem ela se tornou. É uma pessoa madura e percebe que, dificilmente, ela perdoará, caso pise na bola. Se for perdoado, virá com um belo sermão na conta.


TÓQUIO – Explosão

Tóquio

Personalidade: Mulher forte, impulsiva, que faz de tudo para não deixar transparecer seus sentimentos, por isso acha que não tem nada a perder. Encara a tudo e a todos sem medo e desconta suas frustrações naqueles que a enfrentam. Perde a cabeça facilmente e estoura, podendo pôr tudo a perder. É fria e calculista. Entrega-se ao prazer, mas não necessariamente ao amor, podendo administrar tranquilamente um relacionamento, sem se aprofundar nele. Considera família algo fora de sua realidade, porém não admite sua carência de afeto.

Se você se identifica com este personagem, provavelmente você é uma pessoa mais explosiva, que age por impulso e sem pensar nas consequências. É leal com seus parceiros, seja da vida ou do trabalho, mas se torna inconsequente em momentos de tensão, podendo pôr tudo a perder. Descontrola-se com facilidade e tem medo de se entregar, querendo passar uma falsa impressão de força e autossuficiência. Suas principais características são a intensidade e coragem. Não consegue lidar com a frustração de ser contrariada.

Se você se apaixonou: a pessoa que se apaixona por ela tende a ser mais calma. Admira sua audácia e busca se espelhar em sua coragem para enfrentar seus conflitos. Pode ter um perfil mais submisso, que se esconde por trás de pessoas mais autoritárias e explosivas. Busca nela um motivo para viver a vida de forma mais intensa do que a sua, que considera fria e sem graça.


RIO – Inocência

Rio

Personalidade: Gentil e companheiro, Rio é o típico príncipe encantado que faz tudo certo e está sempre à disposição de seu amor. Tem laços afetivos com a família. Possui uma certa imaturidade, inocência e imprudência, o que o deixam vulnerável no assalto. Deixa-se levar por palavras e se apaixona fácil de uma forma até mesmo iludida, mesmo Tóquio deixando claro que não quer nada sério.

Se você se identifica com este personagem, provavelmente você é uma pessoa mais doce e se apaixona fácil, entregando-se de alma e coração aos relacionamentos. Acredita nas pessoas, mesmo elas dando sinais contrários. Não tem medo de se doar e apesar de se machucar com as frustrações tem facilidade em perdoar e é sempre o primeiro a buscar a reconciliação.

Se você se apaixonou: a pessoa que se apaixona por ele tende a ser mais firme e decidida. Encontra nele a calma que busca em si e se sente amada com todas suas provas constantes de amor. Porém, não consegue permanecer por muito tempo devido ao fato de achar a relação morna e se sentir indigna de ser amada por alguém assim.


DENVER – Inseguro

Denver

Personalidade: Denver tem o típico pensamento “deixa a vida me levar”. Com poucas metas profissionais e pessoais, ou quase nada, vai deixando as coisas acontecerem, sem planejamento. Possui um medo ainda não superado por conta dos sentimentos do passado pela mãe e desconta isso em brigas de rua e agressividade. Porém é capaz de se entregar de forma apaixonada e querer mudar de vida. É engraçado e se diverte facilmente, mesmo se estiver com problemas a resolver.

Se você se identifica com este personagem provavelmente, você se vê constantemente sem rumo na vida, por não encontrar algo que se sinta realmente parte, como uma profissão, emprego ou relacionamento. Está sempre em busca da aceitação dos outros e se ilude com promessas de resultados fáceis ou imediatos. Em contrapartida é uma pessoa sempre disposta a ajudar, mantém o bom humor constante e tem um bom coração para todos que procuram sua atenção. Suas principais características são o desprendimento e versatilidade.

Se você se apaixonou: a pessoa que se apaixona por ele se encanta principalmente por seu jeito doce de lidar com as pessoas. De sorriso fácil, você conquista amigos espontaneamente e tende a ser receptivo a novas ideias e projetos. Porém, a instabilidade da personalidade pode desestruturar um relacionamento pela falta de segurança que proporciona.


MONICA – Amante

Monica

Personalidade: Deixa-se levar por falsas promessas e ilusões. Sonha com um futuro melhor, aceitando migalhas no presente. Porém, quando entra na realidade e percebe que foi enganada, passa por cima de tudo para dar a volta por cima, encontrando forças onde nem imaginava possuir. Apaixona-se dentro da Casa da Moeda por Denver, um dos assaltantes, o que compreende a Síndrome de Estocolmo, sendo um mecanismo inconsciente irracional de defesa, na tentativa de projetar sentimentos afetivos na figura do sequestrador.

Se você se identifica com este personagem provavelmente, você é uma pessoa sonhadora e cheia de amor para dar. Seus objetivos de vida são simples, um bom emprego, um casamento feliz e filhos. Nada de ostentação, mas regado de paixão e sensualidade. Busca uma profissão que lhe traga estabilidade financeira e segurança, mas é no amor que se realiza e encontra sua satisfação total. Suas principais características são a feminilidade e autonomia.

Se você se apaixonou: a pessoa que se apaixona por ela, encanta-se por  sua exuberância e quer ter por perto alguém com sua vivacidade. Geralmente está em busca de aventuras e se realiza vivenciando novas e perigosas experiências.


MOSCOU – Razão

Moscow

Personalidade: a razão, intuição e calmaria são as bases de Moscou. Faz leituras das personalidades com bastante precisão e saber “ler” o contexto como um todo, não apenas um fato isolado. Quer dar ao filho um futuro melhor, porém é superprotetor, demonstrando que ele não é capaz. Moscou tem inteligência aguçada, é calmo e sereno. Abandonou sua mulher pois ela estava pondo tudo a perder, o que reforça ainda mais sua atitude sempre baseada na razão. Suas principais características são observador e realista.

Se você se identifica com este personagem, provavelmente, você prefere acalmar os ânimos do que pôr lenha na fogueira. Cumpre o papel que tiver que cumprir e fica quieto no seu canto fazendo o que tem que ser feito de uma maneira exemplar, com foco e disciplina. Porém, se alguém do seu grupo ousa prejudicar a você ou a todos, você dá um jeito de apaziguar e acalmar quem tiver que acalmar.

Se você se apaixonou: a pessoa que se apaixona por ele tende a ser romântica e gosta de uma boa troca de amores na mesma quantidade. O que vai, vem na mesma proporção e vice-versa. A pessoa que se envolve com essa personalidade também tende a procurar estabilidade emocional e financeira.


HELSINKI – Coração

Helsink

Personalidade: com muita força muscular, mas um coração enorme, Helsinki consegue transmitir amor aos seus companheiros e familiares. Foi um bom soldado e sabe o que tem que ser feito em uma batalha, sem hesitar, para atingir um objetivo em comum. Porém, pode colocar tudo a perder quando fica dividido entre presente e futuro, ou que é melhor para sua família agora ou depois. É bastante calado e consegue ir direto ao ponto em poucas palavras. Transmite confiança e é respeitado por todos.

Se você se identifica com este personagem, provavelmente, você tende a valorizar muito as relações pessoais e se importa com as pessoas mais próximas de você. É capaz de cumprir com rigor as tarefas propostas, desde que estas não interfiram em suas relações pessoais. Toma decisões baseado na prioridade e exigência do momento, independente de qual seja a situação. Suas principais características são singularidade e capacidade de execução.

Se você se apaixonou: A pessoa que se apaixona por ele tende a valorizar carinho e cumplicidade. Preza por amor e companheirismo acima de tudo, além também de retribuir o afeto. Tende a buscar uma certa segurança através da força, mas sabe que seu coração derrete com uma boa troca de amor.


OSLO – Neutro

Oslo

Personalidade: Procura falar o quanto menos possível e cumprir as tarefas propostas. É sérvio e pouco se sabe sobre ele. Tem a força bruta que o Professor precisa para realizar o maior assalto da história, juntamente com Helsinki.

Se você se identifica com este personagem, provavelmente, você se isola das pessoas e acaba falando menos. Com medo de expor sua opinião e acreditando que não é a melhor, acaba tendo que aceitar situações que não precisaria. Porém, com a força acaba impondo medo e talvez respeito.

Se você se apaixonou: a pessoa que se apaixona por ele, tende a ser quieta e introvertida. Se contenta com frases curtas e objetivas e até mesmo pode aguentar ser deixada no vácuo ao questionar algo (ficar sem receber uma resposta). De qualquer forma, mesmo com poucas palavras, valoriza o afeto quando é recebido, mas não espera juras de amor e demonstrações extremas de afeto do companheiro.


ARTURO – Egoísta

Arturo

Personalidade: pensa sempre em si e pode fazer de tudo para conseguir o que quer, mesmo que uma pessoa próxima venha a se ferir e sofrer consequências graves. Tem vida dupla e procura viver enganando, acreditando ser o melhor para os outros. Tem personalidade de liderança e não aceita imposições ou ser liderado,sem dar sua opinião ou tentar sair dessa posição. Ele se arrisca e arrisca a vida de outras pessoas, manipulando-os para que façam o que ele lhes impõe.

Se você se identifica com este personagem, provavelmente, você pensa sempre em você, em primeiro lugar. A maioria das pessoas em uma situação de risco age como ele, tentando salvar a própria vida e dos outros, mas é importante observar que tenta fazer isso manipulando os outros, arriscando a vida deles, sem pensar nas consequências sérias. As principais características suas são o egoísmo e a manipulação. Não se importa muito com as pessoas ao seu redor e muito menos que os outros o aprovem. É autossuficiente e não se deixa abalar com qualquer ameaça. As principais características suas são o egoísmo e a manipulação.

Se apaixonou: a pessoa que se apaixona por ele se vê protegida por uma imagem de homem-herói que ampara e ludibria com promessas frívolas. Tende a ser mais carente e buscar segurança em pessoas que aparentam poder e estabilidade. Se vê como indefesa e incapaz de realizar por si só e seguir sua vida sem precisar dele. Sente que ele é um suporte extremamente necessário e que sem ele não sobreviveria.


ALISSON – Vítima

Alisson

Personalidade: por seu pai querer um filho homem, sente-se rejeitada e isso afeta todas as outras relações pessoais. É tímida por acreditar que não se encaixa no mundo. Gostaria de fazer o que gosta, mas se vê imposta por fazer coisas que seu pai manda. Sente-se  sufocada por possuir uma reputação a zelar por conta da posição de seu pai e gostaria de ter uma vida normal como qualquer um. Aprende logo que precisa ser mais durona, precisa se impor e conquistar seu merecido respeito.

Se você se identifica com esta personagem provavelmente você se sente frágil e isolada(o) do mundo. Tem uma necessidade grande de afeto e aprovação, pois gostaria que fosse normal como todo mundo, mas se sente sufocada(o) por uma situação de vida que você não escolheu. Gostaria de ser feliz, fazer amizades, rir e fazer coisas normais, mas, simplesmente, não consegue. Sente que as pessoas a(o) julgam, ignoram e a(o) deixam de lado. Mas também sente uma vontade muito grande de sair dessa situação e criar uma vida mais feliz.

Se você se apaixonou: a pessoa que se apaixona por ela se encanta com a mistura da sua delicadeza e ao mesmo tempo com sua força. Tende a procurar dominar a relação e ter ao seu lado uma pessoa mais submissa ao ponto de fazer suas vontades mais facilmente.

E aí, gostou? Marque seus amigos para se analisarem também.

Texto e análise feitos pelas Psicólogas Gisele Possatto e Simone Lopes de Lima


Direitos autorais das imagens: Divulgação da série



Deixe seu comentário