Relacionamentos

A psicologia explica a importância do beijo no casamento.

Foto: Reprodução
Psicologia explica por que beijar e tao importante em um casamento 1

Manter o relacionamento a dois aquecido, com beijos regulares, é uma das fórmulas para o casamento continuar amável e carinhoso.

Não podemos negar que o casamento é considerado uma das uniões mais fortes e bonitas do mundo. Quando presenciamos o amor de alguém, durante o casamento, é comum sermos tomados pelo sonho de também encontrar uma pessoa para amar e cuidar. Mas nem tudo são flores. O casamento é um “contrato” diário, e é preciso muito esforço para manter a relação saudável, bonita e cheia de amor.

Para o casamento, a psicologia do beijo é algo incrivelmente íntimo e importante para manter com quem você ama. Ao se casar, a falta ou não de beijos pode afetar consideravelmente a relação, fisicamente e emocionalmente. Quando há falta dos beijos durante o dia a dia do casal, isso pode significar falta de interesse ou de amor por parte de um ou ambos, e as chances de problemas na relação pode ser grande, com falta de intimidade, diálogo e sexo.

Para a terapeuta de casais, Marcia Neumann, em relato ao UOL, ela que, principalmente durante o contexto da pandemia, os casais precisam encontrar pequenos momentos para namorar um pouco, e é aconselhado também pedirem coisas diferentes ao parceiro para aumentar o contato íntimo dos dois. Além disso, o beijo de língua pode ser um momento gostoso, não somente um convite para o sexo, sendo extremamente importante para a relação. Essa é uma forma de aproveitar os intervalos do trabalho, para quem está em home office com o parceiro, e desfrutar dos prazeres do matrimônio.

De acordo com o Eureka Alert, em notícia para o Power of Positivity, geralmente, são as mulheres que dão mais ênfase e importância ao beijo do que os homens. Além disso, pessoas que não se sentem tão atraentes ou têm baixa autoestima precisam de mais beijos do que aqueles que se sentem atraentes. O beijo é tão importante dentro de uma relação, que quando mantido durante o casamento significa que a pessoa é desejável até durante a vida cotidiana.

Durante o casamento, é normal termos alguns hábitos com nosso parceiro, como acordar seu parceiro com um beijo de bom dia ou dar um beijo ao sair para o trabalho pela manhã. Rotinas como essas podem virar costume rapidamente, no entanto, são muito benéficas para o corpo físico e para o relacionamento. Segundo o artigo no Times Union, ainda em notícia para o Power of Positivity, fazer biquinho para beijar tem várias vantagens:

1. São necessários 29 músculos do rosto para beijar alguém, podendo reduzir as rugas. Além disso, se você quer manter sua pele ainda mais firme, é só franzir um pouco mais o rosto durante o beijo.

2. Durante o beijo, sua circulação sanguínea no rosto aumenta, o que pode ajudar a curar dermatite e outras manchas no rosto.

3. Em comparação às pessoas que não beijam todos os dias, aquelas que mantêm o costume com seu parceiro diariamente vivem até cinco anos a mais.

4. Ao trocar de saliva com seu parceiro, durante o beijo, você ajuda a construir um sistema imunológico mais forte para combater doenças e até manter-se mais saudável.

5. O beijo estimula seus lábios e todos os nervos importantes do corpo.

6. Durante um encontro amoroso, o pulso pode subir mais de 100 batimentos cardíacos por minuto, sendo tão bom quanto um treino.

Além disso, durante uma pesquisa no Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de Oxford (EUA), Rafael Wlodarski, estudante de DPhil, em entrevista ao site da universidade, a equipe descobriu que a importância do beijo muda de acordo com a pessoa, se esta estiver em relacionamentos de curto ou longo prazo. Para as mulheres em relacionamento de longo prazo, o beijo foi avaliado como papel fundamental de afeto entre o casal. Além disso, os pesquisadores concluíram que, embora haja altos níveis de excitação como consequência do beijo, não parece ser um fator determinante para explicar por que as pessoas se beijam em relacionamentos românticos.

De modo geral, beijar traz benefícios interessantes para o dia a dia dos casados. Além de reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, também aumentam a dopamina, oxitocina e serotonina do corpo, que fazem a pessoa se sentir mais eufórica e estimula os sentimentos de vínculo e afeto. Além disso, beijos frequentes durante o matrimônio, estão ligados à qualidade do relacionamento e é igualmente importante quanto o sexo, aumentando a intimidade e conexão do casal.

0 %