ColunistasReflexão

Pule fora enquanto dá!

sapo

Há uma reflexão/metáfora comumente utilizada em palestras, workshops e cursos de administração, coaching, liderança ou motivacionais que, com ou sem embasamento científico, é sempre uma boa reflexão para um domingo qualquer, em que provavelmente esse post vai encontrar você submerso numa tremenda confusão mental, tentando dar sentido à própria vida, perguntando-se como foi parar na situação em que está e o porquê de não estar conseguindo sair dela. Se já conhece, repense-a, se nunca viu, espero que hoje seja o momento certo!



“O SAPO NA PANELA – Se você puser um sapo numa panela, enchê-la com água e a colocar no fogo, vai perceber uma coisa interessante: o sapo se ajusta à temperatura da água e permanece lá dentro. E continuaria se ajustando, quanto mais subisse a temperatura.

sapo

Quando a água estivesse perto do ponto de fervura e o sapo tentasse saltar para fora, não conseguiria, porque estaria muito cansado devido aos ajustes que teve que fazer. Alguns diriam que o que matou o sapo foi a água fervendo. O que o matou, na verdade, foi a sua incapacidade de decidir quando pular fora.


Pare de se ajustar às pessoas erradas, relacionamentos abusivos, amizades parasíticas, trabalhos fim-de-carreira e tantas situações que vivem “esquentando” você. Quando você já fez tudo o que pôde e ainda tem que viver fazendo mais, você corre o risco de morrer tentando, e não alcançar nada. Saia fora disso! ” (Autor desconhecido)

P.S. Alguns atribuem a autoria dessa reflexão a Gilmour Ramos, mas infelizmente o afã moderno de tomar para si as ideias alheias, sem atribuir-lhes crédito (o que em nada me parece brilhante), não nos permite afirmar com certeza. Seja quem for o autor, parabéns, excelente reflexão!

Lucy Rocha- Personal Coach


O que é uma bruxa e o que ela faz?

Artigo Anterior

Quando atingimos um comportamento águia?

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.