Qual é a fórmula dos relacionamentos felizes?



Desde que era pequena sempre ouvia a mesma história sobre relacionamentos. Diziam que para ter uma vida amorosa feliz eu precisava seguir uma simples “fórmula dos relacionamentos felizes”: namore alguém legal, case-se com esse alguém, tenha filhos e seja avó.

Era como se essa fosse a única maneira de se ter um relacionamento feliz. Não casar? Absurdo. Não ter filhos? Mais absurdo ainda. Era como se, qualquer coisa além deste roteiro, fosse a fórmula do desastre.

O interessante foi como, ao longo dos anos, vi muita coisa diferente disso resultar em relacionamentos saudáveis e felizes.

Conheci pessoas que moravam juntas antes de se casarem e permaneciam juntas por mais de 20 anos. Conheci casais que não tinham filhos e eram felizes e bem resolvidos em relação a isto. Conheci gente que optava por simplesmente não se casar e estava tudo bem.

Foi assim que comecei a ter certeza de que a fórmula dos relacionamentos perfeitos sobre a qual ouvi durante muito tempo da minha vida não era a única maneira de ser feliz com alguém.

Na verdade, o que eu descobri foi que definitivamente não existem fórmulas para ser feliz no amor.

Cada um deve criar a sua fórmula de felicidade nos relacionamentos.

A real é que as pessoas têm sonhos e ambições diferentes. Tem gente que simplesmente não vê sentido em assinar um papel para oficializar uma relação; tem gente que adora crianças, mas não necessariamente enxerga a sua felicidade no ato de colocar um bebê no mundo.

E posso falar? Já vi tantos casais por aí que seguem diversos padrões e, um ano depois de assinarem o papel e fazerem uma linda festa de casamento, se separam. Ou aqueles que estão juntos por mais de 15 anos simplesmente por pura acomodação.



Quer dizer, seguir essa fórmula não nos proporciona garantia nenhuma de que o relacionamento dará certo.

Em vários aspectos da vida estamos muito acostumados a apenas seguir o rebanho. Desafiar as tradições não é uma tarefa fácil, mas deixar a sua vida se levar por padrões e fórmulas que alguém no passado estabeleceu me parece ainda mais difícil.

O que traz felicidade para o seu vizinho não necessariamente traz para você. E o que fez o relacionamento do seu vizinho dar certo não necessariamente fará o seu dar certo.

A única fórmula de um relacionamento feliz é aquela que você cria. Nunca se esqueça disso.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: Fxquadro/123RF Imagens.






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.