Qual é a origem da quarta-feira de cinzas?

Logo após a terça-feira de Carnaval vem a quarta-feira de Cinzas, um dia bem melancólico para os foliões, já que marca o fim das festas. Mas você sabe qual é a origem e o significado desse dia?



A Quarta-feira de Cinzas é um dia criado pela religião católica para marcar o início da quaresma, os 40 dias que antecedem a Páscoa. Este é o feriado mais importante para os Cristãos, representando a crucificação, a morte e a ressuscitação de Jesus.

De onde vem a Quarta-feira de Cinzas?

A simbologia das cinzas vem para nos lembrar que viemos do pó ao pó retornaremos. O conceito foi inspirado na mitologia egípcia, mais precisamente no mito da Fênix, um pássaro que não morre. Ele queima e ressurge das cinzas.

A Quaresma é um período de sacrifício e reflexão. Muito católicos escolhem algo que adoram para se abster durante esses dias, como carne vermelha, bebida alcoólica, doces, etc. A ideia da Quarta-feira de Cinzas é marcar o começo dessa temporada com um jejum abstinência. A crença é a de que, assim como Jesus se sacrificou para nos salvar, nós também devemos agir dessa forma para mostrar devoção e agradecimento.


A Quarta-feira de Cinzas marca o início da preparação para o milagre que foi a ressuscitação de Cristo.

Neste dia, os padres fazem um ritual específico na missa. No domingo anterior, conhecido como Domingo de Ramos, o padre queimou ramos de alecrim e outras plantas. Na quarta, ele mistura as cinzas criadas pelos ramos queimados com água benta e faz um sinal da cruz nos fiéis, repetindo as palavras: “ Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás”. Ou “ Convertei-vos e Crede no Evangelho”.

Como você pode ver, a Quarta-feira de Cinzas está relacionada à ideia de renovação, renascimento e ao amor de Deus. Tire o dia para fazer um detox espiritual, refletindo sobre as suas escolhas, fazendo uma oração da Quaresma  pensando o que você pode fazer para melhorar a sua vida e a de quem você ama.


Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.