A ferramenta “Qual Empresa Me Ligou” permite que qualquer pessoa identifique a titularidade uma linha telefônica, o que pode servir para descobrir a origem de chamadas desconhecidas, principalmente aquelas que ligam sem parar.
Prevista desde outubro de 2022, a criação da plataforma faz parte das medidas da Anatel para combate ao telemarketing abusivo. O site é intuitivo, está disponível e é muito fácil de usar. Basta abrir o portal no navegador, digitar o número, confirmar o captcha e pronto!
Por motivos de privacidade, é possível identificar um número que tenha titularidade de pessoa jurídica, ou seja, somente empresas. Ao tentar buscar por uma linha vinculada a um CPF, o sistema informa que não foi viável fazer a identificação.
Qual Empresa Me Ligou permite descobrir titular de um número
O Qual Empresa Me Ligou é mantido pelas próprias operadoras de telecomunicações e totalmente operado pela ABR Telecom, a mesma empresa responsável pela portabilidade numérica.
Na primeira fase, serão exibidos números apenas das operadoras Algar, Claro, TIM, Oi, Sercomtel e Vivo. Já as demais prestadoras devem ser incluídas futuramente no sistema, permitindo a busca de qualquer terminal.

Identificação aprimorada pode chegar aos celulares
Até o momento, o único meio oficial para consultar a titularidade de um número é por meio do site Qual Empresa Me Ligou. Porém, esse tipo de informação poderá chegar diretamente na tela dos celulares, permitindo que o consumidor identifique com mais precisão antes de atender a chamada.
A Anatel tem como objetivo futuro a implementação do protocolo STIR/SHAKEN no Brasil. É o que afirma Gustavo Santana Borges, superintendente de Controle de Obrigações. A tecnologia se faz presente em alguns países, e permite que os celulares mostrem a origem da chamada na própria tela.
- Curiosidades: Foto bizarra tirada por passageiro em avião deixa internautas aterrorizados, até que revelam o que realmente é
Além de exibir o chamador, o STIR/SHAKEN também garante uma segurança maior. O protocolo permite a verificação da autenticidade do chamador, coibindo práticas de spoofing telefônico (quando alguém disfarça o número real por outro diferente).
Vale ressaltar que a Anatel não divulgou um prazo para implementação do STIR/SHAKEN, mas alegou que o recurso será importante por se tratar de uma medida definitiva para combater chamadas indesejadas. Por enquanto, somente medidas cautelares têm coibido o telemarketing abusivo e robocalls.
Dúvidas frequentes
Como funcionam as ferramentas que identificam números de telefone?
Essas ferramentas funcionam através de bancos de dados que registram informações sobre números de telefone, como o nome e localização do proprietário.
Essas ferramentas são gratuitas?
Algumas ferramentas oferecem serviços gratuitos básicos, enquanto outras podem exigir assinaturas pagas para acesso a recursos mais avançados.
Essas ferramentas respeitam a privacidade das pessoas?
As ferramentas geralmente obtêm informações de fontes públicas ou de bancos de dados de terceiros, mas é importante verificar suas políticas de privacidade para garantir a proteção das informações pessoais.
É possível identificar números de telefone de outros países com essas ferramentas?
Sim, algumas ferramentas podem identificar números de telefone de outros países, desde que tenham acesso a bancos de dados ou fontes de informações internacionais.
As informações fornecidas por essas ferramentas são sempre precisas?
Nem sempre. A precisão das informações depende da atualização dos bancos de dados e da disponibilidade das informações sobre o número de telefone.

Essas ferramentas podem identificar números de telefone bloqueados ou privados?
Geralmente não, pois os números bloqueados ou privados não estão disponíveis em bancos de dados públicos ou acessíveis ao público em geral.
Quais são os principais usos dessas ferramentas?
Os principais usos incluem identificar chamadas de telemarketing, evitar golpes telefônicos, descobrir a origem de chamadas desconhecidas e verificar a legitimidade de números de telefone.
O site “Qual Empresa Me Ligou” consiste em uma plataforma online que permite aos usuários a identificação do proprietário de um número de telefone. Ele funciona apenas reunindo informações de diferentes fontes para oferecer detalhes sobre o número em questão, como nome da empresa, tipo de atividade e localização.
Os usuários podem pesquisar número de telefone específico, e na sequência, visualizar as informações disponíveis sobre a empresa ou proprietário associado ao número. Isso pode ajudar as pessoas a determinar se uma ligação é de fato legítima ou se está associada a golpes, atividades de telemarketing ou fraudes. O site pode ser relevante para quem deseja evitar chamadas indesejadas ou averiguar a autenticidade de uma empresa que entrou em contato com eles via telefone.
Você já conhecia este site que identifica donos de um número de telefone? Hoje em dia também existem apps no celular que permitem essa identificação, com o objetivo de evitar ligações indesejadas e até problemas de privacidade.
Se interessou por este conteúdo? Veja também: Como descobrir lugares estranhos e legais perto de você