Qual paleta de cores você usa para pintar a sua vida?

5min. de leitura

Que a nossa vida está repleta de cores, você já sabe: nas fachadas das casas, nas placas, nos sinais de trânsito, nos carros, na natureza, em absolutamente tudo e em todas as coisas que fazem parte do nosso dia a dia.



Diante desta evidência, começo a pensar nas cores que usamos para colocar na nossa vida: preferencialmente branco no réveillon, usualmente preto em situações de perda e luto, muito colorido no carnaval e assim por diante.

Indo um pouco além, encontramos os diversos significados das cores nos dizendo que azul é tranquilidade, vermelho é paixão, amarelo é otimismo, roxo representa espiritualidade, verde esperança, o rosa a delicadeza e assim por diante.

Isto sem falar que as cores servem como jargões para expressar várias coisas como: estou “roxo de frio”; “branco igual fantasma” (quem disse que fantasma é branco?); ou ainda, “vermelho de vergonha” ou “verde de inveja”.


Claro que as sensações causadas pelas cores podem nos remeter a experiências que nos aconteceram e gerar, em nós, impressões distintas e associadas com certos fatos marcantes.

Estudos comprovam que as cores têm, sim, uma influência psicológica sobre o ser humano, uma vez que são captadas pelo cérebro, gerando conexões nervosas que repercutem sob a forma de reação em todo o nosso corpo. Por isso, a psicologia das cores afirma que enquanto umas nos tranquilizam, outras nos estimulam, por exemplo.

Mas, depois desta rápida incursão ao universo das cores, voltemos ao objetivo do título deste artigo: qual paleta de cores você usa para pintar a sua vida? É isso mesmo. Ao estar tão imerso neste universo multicolorido, é inevitável fazer associações que remetam às inúmeras tonalidades, matizes e nuances das cores.

Da mesma forma que quando éramos crianças, acreditávamos naturalmente que no final de cada arco-íris havia, de fato, um pote de ouro, devemos entender que a maneira como lidamos com este jogo de cores é que fará a diferença no quanto conseguiremos iluminar nossos passos e nosso caminhar. E compete exclusivamente a você decidir quais as cores que possuem mais valor para sua vida.


Olhe atentamente para as cores vibrantes; perceba as diversas nuances dos tons mais claros; não despreze os tons escuros pois eles certamente têm a sua utilidade; tome cuidado com o excesso de tons cinza, pois podem representar um aviso de que está faltando mais colorido; e por fim, seja cauteloso com a sua paleta de cores e não deixe que falte uma cor sequer.

Acrescente sempre à sua paleta uma cor intensa pois, garantidamente, elas influenciarão o seu “estado de espírito”, contribuindo para melhorar o seu entusiasmo.

E saiba que todas as cores que você seleciona para colocar na sua vida, separadas ou misturadas, refletem muito de quem você é e, igualmente, de quem você pode vir a ser.

Ah! Lembre-se também de iluminar o seu olhar, pois isso fará com que você possa ver melhor o mundo e, também, ver a (sua) realidade sob um outro ponto de vista.    Ampliam-se as oportunidades, quando se tem uma vida mais colorida e iluminada pois nos deparamos com nossa capacidade de transformar nossas escolhas com base no que temos disponível em cada um dos momentos vividos.

Cada um de nós pode, todos os dias, aproveitar a oportunidade e alterar as cores da nossa paleta, caso nos sintamos dispostos a modificar nossos padrões de comportamento. A decisão é nossa. Cada vez que escolhemos uma cor para pintar o nosso dia, definimos também o tom que ele terá e de que forma isso será significativo para nossas ações, uma vez que as cores escolhidas contribuirão também para definir a paisagem que encontraremos no caminho e durante o percurso.

Você já tem a paleta que é a sua vida; agora, decida quais cores você vai colocar nela. Em seguida, defina quais você quer usar e pinte cada um dos seus dias com a cor que você preferir.

Tenha muito claro que a escolha é sempre sua! Entendo que esta seja uma maneira elegante de pintar a vida!

______________

Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: vadimgozhda / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.