5min. de leitura

Quando a sua vida vira uma foto posada

Quando a vida de uma pessoa vira uma foto posada, ela está vivendo como se estivesse em um palco, no qual tudo aquilo que mostra é bonito. Contudo, quando as cortinas desse palco se fecham a realidade por trás é muito diferente da pose organizada.


Vivemos em meio a uma época povoada por imagens. Temos aplicativos como Facebook, Instagram, entre outros, que demonstram que uma imagem vale mais do que mil palavras. Será?

Na maioria das fotos postadas vemos sorrisos, uma alegria que transborda e pessoas que anunciam suas festas, vitórias e felicidades que parecem acontecer de forma contínua e sem problemas.

Será que as imagens sempre traduzem a vida como ela é?


Leandro Carnal possui um vídeo no qual afirma: “Pare de postar felicidade falsa no face”. O vídeo é ótimo. É claro que nem tudo aquilo que é postado é falso.

Entretanto, podemos pensar na seguinte questão: Você já sentiu ou conhece alguém que vive fazendo poses para a vida?


Fazer pose para a vida, nesse contexto, é viver de aparências

Aparências que podem estar traduzindo a família perfeita que você desejou ter e não tem, mas numa foto linda em que todos posam com seus sorrisos ensaiados ela aparece. Ou o casal, com uma vida real de desencontros, traições, mas que tem fotos elaboradas que mostraram viagens e a construção de uma relação em que aquilo que se fala é diferente do que se faz.

Esses são alguns exemplos e se você não esteve nestes lugares em algum momento de sua vida, você provavelmente conhece alguém que está.

Quando a vida de uma pessoa vira uma foto posada ela está vivendo como se estivesse em um palco, no qual tudo aquilo que mostra é bonito. Contudo, quando as cortinas desse palco se fecham a realidade por trás é muito diferente da pose organizada. A imagem não traduz aquilo que se vive internamente e externamente.

Será que, em casos como esses, vale a pena dividir sua vida entre poses, curtidas, comentários que geram uma atenção positiva sobre aquilo que não acontece realmente em sua vida?

Quando a sua vida vira uma foto posada acredito que seja mais difícil a sua atenção se centrar naquilo que realmente importa, que poderia ser resolver os conflitos internos e externos para ter mais qualidade e paz em sua vida.

O fato de ser mais difícil é lógico, pois se você divide (mesmo que não de forma exata) sua atenção entre o que parece ser, vender essa ideia e aquilo que realmente é o problema, você tem menos tempo para se dedicar aos pontos que precisa mudar para tudo melhorar.

Penso que tudo na vida é uma questão de tempo. Então, quando você tem problemas que coloca para baixo do tapete, a certeza é de que eles não continuarão ali para sempre, quer você queira ou não queira isso. Então, porque adiar o inevitável e depois dizer: “Eu poderia ter cuidado disso antes?”

É certo que não há problemas em cuidar da aparência, em postar fotos em suas redes sociais e em sorrir. O problema é se aquilo que você posta não está em consonância com a sua essência e com o que você vive, pois, dessa forma, você posa para a vida uma realidade que não existe e ao fazer isso não está vivendo dentro daquilo que garante a integridade de sua vida psíquica.

Como você está cuidando da sua essência? Já pensou que tudo pode ser mais leve do que a necessidade de forçar sorrisos e poses? Lembre-se sempre de dizer sim para você e que isso pressupõe sentir-se em paz vivendo sua vida.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: mariiaboiko / 123RF Imagens





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.