ColunistasFelicidade

Quando histórias inspiram a conhecer a cultura e culinária de outros lugares – #narrativasqueinspiram

QUANDO HISTÓRIAS INSPIRAM A CONHECER capa e dentro

Há certas histórias que ao destacar o lugar onde se passa, enquanto narra as aventuras dos personagens, despertando no leitor ou espectador, a vontade de conhecer o local que ajudou o autor a se inspirar para escrever, ou de, ao menos, explorar a culinária local.



No cinema, roteiros de filmes como os 6 ‘Star Wars’ de George Lucas, levou muitos fãs a Tunísia, onde fica alguns dos principais locais usados de locação para um dos planetas em sua galáxia muito, muito distante. Assim como fãs da franquia ‘Senhor dos Anéis’ foram para a Nova Zelândia.

Já filmes como ‘Esqueceram de Mim 2’, que tem a cidade de New York nos Estados Unidos claramente em evidência no roteiro, o espectador vai buscar não só conhecer o lugar, mas desfrutar das mesmas delícias que o personagem.

quando-historias-inspiram-a-conhecer-capa-e-dentro


Seja se hospedar no mesmo hotel até buscar por simples prazer culinários como comer uma das famosas pizzas em uma pizzaria local. Iguaria que é feita como toda pizza ao redor do mundo, mas que em New York há sabores que não existem em nenhum lugar, a não ser lá. Porque pizza em New York é coisa muito série! Porém se a visita a New York for inspirada pelos filmes ‘Caça-Fantasmas’ além da pizza, uma visita ao antigo corpo de bombeiro usado de locação nas produções e uma ida até o mercadinho mais próximo para comprar Twinkies, é obrigatório.

No entanto, ‘Curtindo a vida Adoidado’ talvez seja um dos filmes mais inspiradores, nesse caso, já que no roteiro há um verdadeiro tour pela cidade de Chicago, também nos Estados Unidos.
Entre alguns livros que a maioria que leu e depois buscou visitar, ou que ainda tem planos futuros para conhecer, está ‘Drácula’ de Bram Stoker que faz o leitor desejar visitar Londres, na Inglaterra, assim como desbravar a Romênia, onde a antiga região da Transilvânia ficava atualmente.

Para quem acha que no Brasil não há narrativas inspiradoras do tipo, os livros ‘Os Sete’, do autor André Vianco, e ‘Kaori – Perfume de Vampira’, da autora Giulia Moon, possuem descrições interessantes de regiões do Brasil e de fora do país. Desbravando lugares em Portugal e no Japão assim como capitais brasileiras, despertar no leitor a vontade de visitá-los. Uma linha de ideia que Nazarethe Fonseca também segue ao ambientar a trama do primeiro livro da série ‘Alma e Sangue’ em São Luiz do Maranhão, colocando o leitor dentro de um dos antigos casarões da cidade.


Também algumas narrativas para tv fazem fãs ao redor do mundo querer conhecer certas cidades, como as franquias ‘CSI’ e ‘NCIS’ que inspiram fãs de todo mundo a desejar ver com os próprios olhos cidades norte-americanas como Las Vegas, New Orleans, Los Angeles, entre outras. Porém fãs da série ‘Arquivo X’, bem como os de ‘Supernatural’, e também os de ‘Doctor Who’ e seu Spin-off ‘Torchwood’, conseguiram uma façanha que foi colocar duas cidades fora da lista de viagens, no mapa turístico; simples por serem o local de gravação das séries. Ainda na década de 1990 fãs faziam da pouco conhecida Vancouver, no Canadá, uma cidade obrigatória para seu Fandom conhecer. Enquanto Cardiff, no País de Gales, com a mudança das gravações da BBC de Londres para a cidade, passou a ser um lugar obrigatório para todos os fãs de ‘Doctor Who’ e ‘Torchwood’ visitar. Tanto que quem chega a Londres, não resiste a seguir de trem até Cardiff para conhecer Wales Millennium Centre, uma das principais locações de ‘Torchwood’ e local significativo na trama de ‘Doctor Who’.

quando-historias-inspiram-a-conhecer-foto-02

O caso é, quando uma história é bem ambientada em um local ou destaca as belezas de outro ao dar vida a um lugar ficcional, inspira quem adentra a esses universos narrativos a querer experimentar, conhecer e viver além de sua zona de conforto. Inspirando as pessoas de outros lugares a se conhecerem, compartilharem experiências e a progredirem como seres humanos. Viajar é sempre um aprendizado!


O poder das suas escolhas…

Artigo Anterior

Quem aponta seus erros pode ter erros mais graves a esconder!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.