publicidade

Quando o coração dói, é hora de ressignificar a sua vida!

Ela estava deitada na cama, olhando o Jornal Nacional, quando a invadiu um sentimento incomum, uma dor, de como se um torno estivesse lhe esmagando o peito.



Algumas lágrimas correram por sua face e fizeram caminho na almofada.

Seu coração estremeceu, dentro desse invólucro que chamamos corpo.

Já escreveram alguns compêndios científicos que dependendo da intensidade da mágoa, existe um reflexo físico imediato.

A garganta dela fechou, suas pálpebras tremeram e sua mandíbula estremeceu, como  a de um bebê recém-nascido quando chora.


Depois, a melancolia deu lugar à dor física, de novo no peito, mas mais intensa, do tipo que faz com que a gente queira ir para um pronto socorro imediatamente, no meio da noite e achar que está tendo um infarto. Ela foi e  depois de todos os exames, concluiu-se que não era.

Mas o que se passava naquele exato instante, na maca do hospital, era de que ela estava em posição fetal e  a sua dor manifestava um desejo louco de gritar. Nessas horas, somos capazes de perceber que existe uma linha muito tênue entre o que sentimos com o coração e como isso reflete fisicamente nesse músculo.

Por isso, ela não podia continuar assim. Pensou que para que houvesse uma cura, haveria a necessidade urgente em se dar valor ao presente, por tudo o que tinha passado até então, e que em todos os seus atos, tinha colocado seu coração. E (quase) ninguém faz isso hoje em dia.


Deixar assim, tão desprotegido e tão vermelho esse órgão pulsante de vida, é como pedir para ser magoada! É como pedir para morrer aos poucos.

Um coração machucado dá lugar à uma doença cardíaca, que os cientistas chamam de Síndrome do Coração Partido.

Para não se sentir morrer, lembrou-se que a melhor resposta nesse momento estaria em ressignificar tudo na sua vida. Essa é uma história que pode ser minha ou sua, algum dia. “Ela” pode ser qualquer uma de nós.

Por isso, jamais coloque sua paz, expectativas, alegria e autoestima nas mãos de ninguém. Esse não é um texto sobre tristeza. Esse é um alerta, para que se você chegou nesse fundo do poço, está na hora de subir. De elevador e ontem!

Acabe com quem ou o que está te causando isso. Imediatamente. Encontre outros motivos para sorrir. Cante, dance. Faça um curso de teatro ou participe de uma maratona.

Ressignifique a sua vida, antes que seja tarde!


**** Chamada oficialmente de cardiomiopatia de Takotsubo

Referências: Uol – Sindrome do Coração Partido – Direitos autorais da imagem de capa: IKO / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.