4min. de leitura

Quando o ofenderem, não se estresse. Apenas sorria e siga em frente

Por mais que nos esforcemos, não conseguimos construir um bom relacionamento com todas as pessoas ao nosso redor.

Algumas pessoas simplesmente não estão abertas para uma conexão conosco. Essa rejeição, assim como nossos bons relacionamentos, causam um efeito dentro de nós, que ajuda a moldar quem realmente somos.



Somos muito influenciados pelas pessoas e pela importância que permitimos que adquiram em nossas vidas. Através dos nossos relacionamentos, aprendemos a como amar e crescer. Mas muitas vezes nos esquecemos de outro princípio tão importante para nossa saúde mental e espiritual quanto esses, ignorar as coisas que não contribuem para nossa felicidade.

Quando aprendemos a não internalizar coisas negativas, melhoramos nossas vidas

Não é simples, mas precisamos aprender a nos afastar das situações negativas da vida, enxergá-las como espectadores para não absorvermos todas as energias negativas que emanam.

Se nos ofendermos com cada crítica, ofensa e provocação direcionada a nós, causamos um dano muito grande à nossa autoestima e felicidade, e nos conformamos a uma vida sem cor, sem alegria.


Precisamos praticar o desapego das atitudes negativas de outras pessoas em nossa direção. Apesar de não termos como evitar ser atingidos pela negatividade alheia, podemos escolher nos afastar, quando percebemos que alguma situação está ficando prejudicial para nós. Nada compensa o sacrifício da saúde emocional.

Quando escolhemos deixar ir as ofensas, não somos insensíveis ou negligentes com nós mesmos, estamos apenas escolhendo não entrar no jogo das pessoas que desejam nos ferir, estamos escolhendo preservar nossa mente e coração.

A importância de diferenciar as pessoas que querem nos ajudar daquelas que apenas querem nos machucar

Algumas vezes, somos nós mesmos que nos colocamos em situações complicadas, que podem nos machucar ainda mais do que as armadilhas de outras pessoas. Escolhemos tratar a nós mesmos com palavras duras e negativas.


Transformamos as palavras, uma das mais poderosas formas de comunicação dos seres humanos, em armas para ferir e causar confusão e tristeza, e assim seguimos, em um retrocesso emocional que apenas nos faz atrair mais coisas negativas para nossas vidas.

Para nos colocarmos em uma direção positiva, precisamos começar analisando nossos próprios comportamentos, analisando padrões negativos e descobrindo maneiras de eliminá-los por completo.

Depois, é vital refletirmos sobre todos os nossos relacionamentos para diferenciar aqueles que nos fazem bem daqueles que apenas nos colocam para baixo. Analise o comportamento das pessoas em relação a você. Muitas vezes, as ofensas não precisam de palavras, podem ser transmitidas por um olhar, um gesto.

Treine sua mente e coração para identificar as pessoas que realmente querem o seu bem, que se alegram com sua felicidade e que mostram através de atitudes que estão do seu lado e, quando confrontado com ofensas, apenas sorria e siga em frente, sabendo que há muito mais para chegar, e que não vale a pena perder o seu tempo com aquilo que não o leva para frente.


Direitos autorais da imagem de capa: Ionut Coman Photographer / Unsplash






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.