4min. de leitura

Quando suas emoções quiserem sufocá-lo, não se desespere, respire

Quando sabemos usar as nossas emoções com sabedoria, elas se tornam grandes bússolas, que nos direcionam à felicidade e à completude.


As emoções são um dos componentes principais de nossas personalidades, são elas que nos ajudam a formar nosso modo de ser e lidar com tudo aquilo que a vida coloca em nossos caminhos. Quando sabemos usá-las com sabedoria, tornam-se grandes bússolas, que sempre nos direcionam à felicidade e à completude.

No entanto, não podemos confundir fazer bom uso das emoções com permitir que elas tomem o controle de nossas vidas. Lidamos com uma quantidade muito grande de sentimentos a todo momento, e se não aprendermos a administrá-los bem, rapidamente ficaremos perdidos na vida, sobrecarregados e sem saber como seguir em frente.

Existem muitos motivos pelos quais as emoções muitas vezes nos sufocam e parecem ser mais fortes do que nós. Pode ser porque esse é simplesmente o nosso jeito de ser, somos intensos em tudo. Porque estamos muito sobrecarregados e como não sabemos controlar bem as emoções, por isso todas elas emergem ao mesmo tempo, tornando tudo muito confuso ou porque alguma situação específica nos afetou de uma maneira mais intensa, desequilibrando nosso interior.


No entanto, seja qual for o motivo pelo qual nossos emoções transbordam, é fundamental alcançarmos um equilíbrio emocional, para que possamos levar uma vida estável e para que não nos sintamos à beira do precipício a cada nova situação inesperada que se apresentar a nossa frente.

Precisamos compreender que cada uma das emoções possuem uma função, cada uma nos ensina algo e nos ajuda a caminhar pela vida com mais certeza e consciência.

Devemos nos permitir sentir completamente todas as emoções que se apresentam a nós, compreendendo que ao experimentá-las, encontraremos uma melhor maneira de viver a vida.

Não se preocupe em ficar preso a uma mesma emoção por toda a sua vida, porque elas estão constantemente mudando, assim como as nossas vidas. Cada emoção aparece no momento certo para nos ensinar uma lição que será essencial para a próxima fase de nossa caminhada.


A melhor coisa que você pode fazer por si mesmo é aprender a lidar com as suas emoções. Identifique-as, entenda o que as motiva, respire profundamente e encontre uma maneira de lidar com elas, compreendendo que não são suas inimigas, mas suas mestras, e que quando tiverem cumprido a sua função, passarão, assim como tudo na vida.

Não precisamos nos sentir sufocados por nossas emoções, não precisamos viver limitados com medo de abandonar sentimentos que nos aprisionam.

Temos o poder de criar a nossa realidade, e isso se torna muito mais fácil quando fazemos as pazes com tudo o que existe dentro de nós, e nos permitimos aprender e crescer com cada sentimento que se manifesta em nossas vidas.


Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação desse material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: Aleksandr Davydov/123RF Imagens.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.