6min. de leitura

Quando você sai da sua zona de conforto, acontece uma evolução de caráter!

Zona de conforto é aquele famoso espaço psicológico no qual nos sentimos seguros e confortáveis. Lá, tudo é familiar e não existem desafios realmente verdadeiros, nunca somos surpreendidos.


É uma vida confortável, mas se nada o surpreende, é um sinal de que a vida está na mesmice, sem nada de excitante e que nos  proporcione novas experiências e aprendizados.

Muitas vezes, nós nos mantemos em nossas zonas de conforto como uma forma de proteção e segurança.

Porém, elas podem se tornar prisões emocionais e espirituais, prejudicando nossa saúde e levando-nos a acreditar que estamos seguros, apenas porque estamos no meio do conhecido, ainda que não seja saudável.

A verdade é que não fomos feitos para estar seguros o todo tempo, fomos feitos para viver! E viver significa explorar lugares novos, descobrir novas coisas, conhecer novos sentimentos, conectar-se a diferentes pessoas.


Nós fomos feitos para nos superar e crescer em meio a cada dificuldade que superamos. As zonas de conforto nunca nos proporcionará completude. Ao sair de sua zona de conforto, você conquista o crescimento.

Veja abaixo os 6 benefícios da libertação da zona de conforto para o caráter:

1. Fora da zona de conforto, sentimo-nos realmente vivos

Provavelmente, você pode se lembrar de quando era criança e sentia medo de tentar algo novo. Apesar do medo, você, quase sempre, arriscava, e se sentia mais vivo após superar sua barreira mental. Essa é uma lição importante e que deve permanecer conosco.


2. A libertação da zona de conforto fortalece o seu caráter

Geralmente quando somos jovens, nossa principal prioridade é aproveitar e não pensar muito no amanhã. No entanto, conforme vamos envelhecendo, passamos a valorizar a estabilidade, porque ela é associada à segurança. No entanto, as coisas propriamente seguras não nos oferecem crescimento, é necessário irmos atrás ou criarmos nossa própria segurança. Isso é feito através da coragem de explorar o desconhecido, onde somos obrigados a pensar fora da caixa, é assim que fortalecemos nosso caráter.



3. No mundo real, descobrimos novos talentos e encontramos novas perspectivas

Nós somos compostos por diferentes camadas, e nossa verdadeira essência está bem no centro de todas elas, protegida. A cada nova etapa da vida, nós nos libertamos de uma dessas camadas. Muitas pessoas, no entanto, não estão dispostas a liberar as partes não mais necessárias de si mesmas, o que as impede de enxergar seu verdadeiro potencial.

Quando saímos de nossas zonas de conforto, damos a nós mesmos a permissão para liberar mais camadas, através de novas descobertas e vivências. Dessa maneira, aprendemos mais sobre nós mesmos, e assim descobrimos nossa essência.


4. Sair da zona de conforto confere-nos a liberdade para explorar novas coisas

Quando vivemos da mesma maneira, todos os dias, nossa vida é mecânica. O cérebro se acostuma às mesmas formas de trabalho, assim como nosso espírito. Todas as outras inúmeras possibilidades de vida permanecem silenciadas.

No entanto, ao nos conectarmos com diferentes pessoas e culturas, abrimos nossa mente para o verdadeiro tamanho do nosso universo. Dessa forma, fazemos com que nossas mentes inovem, usem caminhos diferentes do padrão, o que pode mudar nossas vidas! Não é necessário viajar para o outro lado do mundo para se beneficiar de novas experiências. Apenas deixar o celular de lado por um momento, concentrando atenção  nas outras coisas ao seu redor, já ajuda imensamente.


5. Fora da sua zona de conforto, você cria autoconfiança

Claro que nas primeiras vezes em que experimentamos coisas novas, sentimos um pouco, ou muito, medo e temos ansiedade. Isso é normal, é uma resposta dos humanos às novas situações. Porém, para construirmos nossa autoconfiança, precisamos ser mais fortes do que nossas emoções preestabelecidas.

Quando conquistamos situações difíceis, ganhamos experiências de vida e percebemos que nossa autoestima pode, sim, ser reforçada em momentos não tão confortáveis.


6. Quando saímos de nossas zonas de conforto, nosso coração e espírito se iluminam

Quando nos permitimos a liberdade de explorar tudo o que está a nossa disposição, conhecemos diferentes realidades dentro de um só mundo. Isso nos ensina lições muito valiosas.

Há muitas coisas para fazermos, experimentarmos; lugares e pessoas para conhecermos. Não existe desculpa ou justificativa para desperdiçar a chance de fazer aquilo que ilumina seu coração e alma. Nossas vidas são presentes, devemos a nós mesmos viver da maneira mais positiva que pudermos.

Por isso, decida sair da sua zona de conforto. Vá para o mundo, conheça pessoas, viaje, experimente diferentes comidas, leia novos livros, desafie seus limites, isso é viver. No começo vai dar medo, mas ele some no segundo em que você age e percebe que o arrependimento de não tentar é muito maior do que a coragem de dar o primeiro passo!





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.