Quanto maior a nossa expectativa a respeito das coisas, maior será a nossa frustração

Durante a nossa vida passamos por diversos momentos de frustração e como é difícil lidar com ela!

A frustração é algo que dói, dói na alma e dói na pele e muitas vezes fazemos o possível para driblá-la, fazemos o possível para que ela se mantenha a uma distância segura de nós, para que não sintamos o seu sabor amargo.

A questão é que por mais força que possamos fazer, a frustração nos pega e nos enlaça, e sentimos todos os seus dissabores e todo o seu desconforto.

A frustração aparece nos momentos em que não conseguimos realizar aquilo que sonhávamos, desejávamos e quanto maior é nossa expectativa a respeito das coisas, maior pode ser a nossa frustração.

É nesse momento que nos sentimos impotentes, em que nossa autoestima diminui, em que pensamos em deixar de acreditar, em que perdermos nossa motivação e assim deixamos que essa frustração nos habite, fazendo morada em nossos corações.

Mas o que fazer com essas frustrações que existem nós?

Incontáveis vezes damos espaço para que ela nos imponha medos, que nos faça questionar nossas capacidades. Perguntamo-nos muitas vezes: “E se eu falhar?”, “será que é melhor eu tentar?” “talvez seja melhor eu desistir!” E assim passamos a não mais projetar nossos sonhos e desejos para fora de nossa mente, deixando-os guardados em um baú repleto de outros tantos sonhos e desejos os quais muitas vezes já nem lembramos mais que algum dia os tivemos.

Embora a frustração possa fazer parte da nossa vida com uma certa frequência, é importante acreditarmos e percebermos que a partir dela podemos nos fazer mais fortes a ponto de encontrarmos novos caminhos, construindo novos sonhos, novos desejos e novos projetos.

Jung disse: “A felicidade perderia seu significado, se ela não fosse equilibrada pela tristeza”. Dessa forma ao passarmos pelo processo de aceitação de nossos sentimentos a tranquilidade e a compreensão passam assim a também nos habitar e a nos dar oportunidades de fazer diferente.

Não é necessário pararmos nossa vida por conta do sentimento de frustração que nos toma, pois muitas vezes isso acontecerá, mas será você quem escolherá o tamanho do espaço que dará para ela em seu coração.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: f8studio / 123RF Imagens



Deixe seu comentário