Quaresma: “tem gente que não come chocolate, mas fala mal da vida dos outros”, diz padre

4min. de leitura

O padre Reginaldo Padilha tem uma mensagem muito importante para todos nós neste período de Quaresma. Confira!



A Quaresma é uma das maiores tradições da Igreja Católica. É um tempo de oração, jejum e caridade, que preparam os fiéis para a Páscoa. Durante a Quaresma, os católicos são convidados a refletir sobre suas atitudes, pecados e fazerem mudanças em suas escolhas para que possam se assemelhar cada dia mais a Cristo.

A duração da Quaresma é de 40 dias, começa na Quarta-Feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. É o período ideal para aprender ainda mais com as lições de Jesus, estabelecer a paz nos relacionamentos interpessoais e limpar o coração de toda maldade e julgamento.

É comum, durante esses 40 dias, alguns católicos se privarem de coisas, como carne vermelha, chocolate, e em alguns casos, até mesmo muita interação com as pessoas ao seu redor, pois acreditam que isso os ajuda a se concentrar no que realmente importa.


No entanto, o padre Reginaldo Padilha, que vive em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, deu um recado muito importante aos fiéis em entrevista ao G1.

Ele disse que tão importante quanto abrir mão de algumas coisas em nossa rotina diária é ter um propósito e uma experiência de mudança no coração.

Continuou explicando que existem muitas pessoas que abrem mão do chocolate durante a Quaresma, mas continuam falando mal da vida dos outros, ou se privam das bebidas, mas continuam sendo preconceituosas e autoritárias.

O padre comenta ainda que essas atitudes são muito reais e presentes em nossa sociedade, e que podemos usar a Quaresma como uma oportunidade de nos transformarmos através de nossas experiências e talentos.


Padre Reginaldo trouxe uma reflexão muito importante, que pode ser aplicada em nossa vida em um contexto geral, não apenas durante a Quaresma.

Quantas vezes decidimos abrir mão de coisas externas para nos tornarmos pessoas melhores, mas mantemos em nosso interior pensamentos e sentimentos negativos?

De nada adianta cortarmos algumas comidas ou bebidas de nosso cardápio, se nosso coração continua poluído por inveja, egoísmo e maldade. A principal mudança que nos leva a uma vida melhor e mais feliz é a interior.

É essa mudança que nos transforma de verdade, guia-nos à verdadeira sabedoria e nos torna pessoas mais empáticas e bondosas, que tratam aqueles ao nosso redor como Deus trata todos nós, com amor infinito e incondicional.

Portanto, faça da Quaresma um período de mudança da sua vida, mas não se esqueça de continuar aplicando esses comportamentos depois que ela acabar, porque é isso que causará a verdadeira transformação interior que você busca.

Reflita sobre as palavras do padre e comprometa-se a ser um cristão – e uma pessoa – melhor todos os dias.

 

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos. Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: lightpoet/123RF Imagens.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.