publicidade

Quatro atitudes que o natal nos inspira a adotar:

O Natal é uma data especial, óbvio. Mas você já parou pra pensar o que nós podemos aprender com ele? Além de sempre aprendemos, da maneira mais difícil, o quanto é importante antecipar algumas compras, a época também possibilita diversos ensinamentos.



O espírito natalino toma conta das pessoas, principalmente quando se inicia a época do advento. Já pensamos no que dar de presente, nos preparativos das reuniões (sejam elas de família ou de colegas de trabalho), em que tiramos no amigo secreto (mesmo nos decepcionando com o que recebemos), e principalmente buscamos sermos pessoas melhores.

Existem quatro grandes atitudes que o Natal nos inspira, e não apenas no que diz respeito aos ensinamentos cristãos.

Essa época, embora seja recheada de significados para o Cristianismo, vai além de questões religiosas, e é como se toda a humanidade se unisse de uma forma intensa, visando o conjunto, tornando-se um só povo.


1 – PRATICAR A TOLERÂNCIA

A prática da tolerância, no Natal se inicia com as suas respostas educadas àquele familiar que sempre questiona sobre estudos, trabalho e relações pessoais. Também se faz presente, quando você sorri da “piada do pavê”, mesmo quando não achou graça alguma. E, finalmente, se traduz na sua capacidade em aceitar o outro, daquele jeitinho que ele é.

Especialmente quando se vivem as relações familiares, onde são intimamente conhecidas as qualidades e defeitos de cada um, bem ali, você entende que o amor e o carinho que sentem uns pelos outros não considera essas particularidades, e tampouco as diversidades, mas enxergam o outro com o coração.


2 – TER ESPERANÇAS

Esse é um dos ensinamentos mais complicados de podermos exercer nesse ano de 2016. Aconteceram muitas coisas, e infelizmente, para a grande maioria das pessoas, muitas coisas ruins, que, talvez, as deixaram desesperançosas, amargas, e até culpadas.


O que nos acontece, em algumas situações, é imprevisível, e não poderíamos ter feito nada para evitar. Aconteceu, porque aconteceu. Tinha que ter acontecido. Agora cabe a você encarar a realidade, respirar fundo, e seguir em frente tendo esperança e fé de que o futuro nos presenteie com o bem.

O segredo seja, quem sabe, retirar algo de bom dessas experiências, mesmo que seja o aprendizado trazido por elas.


3 – RENOVAR A ESPIRITUALIDADE

Quando digo espiritualidade, não menciono uma religião em específico, mas sim na prática da fé, que vai além dos muros de instituições religiosas, e se faz presente em nossas atividades diárias.

Fazer o bem. Escutar o outro sem julgamentos. Oferecer o ombro amigo. Provocar risadas em alguém que não está em um bom dia. Todas essas atitudes nos fazem renovar a espiritualidade, praticar o bem, e tornar-nos pessoas mais felizes.


4 – PARTILHAR

A partilha não apenas se restringe a dividir alimentos, roupas ou em oferecer algo material que o outro esteja precisando, muito embora essas atitudes também sejam importantes, positivas e muito válidas. Porém, junto delas surge a confraternização de momentos especiais, conversas com pessoas mais experientes ou com crianças, que nos ensinam, e nos divertem ao mesmo tempo.

Partilhar os bons momentos e dedicar um tempo a pessoas especiais é fundamental, para que possamos manter a essência de nossa humanidade, e cultivar o amor em nós, e também no outro.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.