Quem ama você de verdade não o obriga a se afastar das pessoas importantes em sua vida!

4min. de leitura

Fique atento aos sinais de um relacionamento abusivo, você merece um parceiro que não o prive de estar perto das pessoas importantes em sua vida!



Os sinais de um relacionamento abusivo se manifestam nos detalhes. Com o parceiro pedindo o afastamento de certas amizades, familiares, restringindo sua frequência a lugares e até mesmo tentando controlar o seu jeito de se vestir.

São comportamentos justificados por ciúme. Na maioria das vezes, quem se vê diante dessas situações, acaba cedendo para evitar briga ou por medo de perder quem tanto ama.

Por mais prazeroso e fantástico que seja, infelizmente, o amor também é capaz de cegar e não nos deixar enxergar pequenas atitudes em forma de exigências, ordens.

Imagine-se ter de viver angustiado pela saudade das pessoas de quem tanto você gosta, dos lugares que frequentou e das amizades que acreditava que durariam para sempre, mas teve de se afastar por imposição de um “amor” autoritário.


Não se engane, só ama você de verdade quem se orgulha de tudo aquilo que você é, das dificuldades que já superou, dos sonhos que pretende realizar e das batalhas que enfrentou para chegar até aqui.

Não é natural, muito menos aceitável, termos que deixar de lado quem somos, o que gostamos ou alguém com quem simpatizamos para agradar integralmente à vontade de outros, inclusive, em um namoro ou casamento.

Em um relacionamento, o que se espera de um parceiro é compreensão, respeito e virtudes ou até mesmo defeitos, que servem para somar, fazer-nos evoluir. Características que fazem com que as duas pessoas cresçam e corram atrás de objetivos em comum, seja na vida social, profissional e pessoal, e estabeleçam uma parceria marcada pela reciprocidade.


Relacionamentos abusivos tendem a deixar marcas que refletem para sempre na forma como interagimos com os amigos, familiares ou até mesmo em futuros relacionamentos.

São como distúrbios, doenças que deixam cicatrizes profundas na alma e que são muito difíceis de serem superadas, além de mudar completamente a nossa visão de mundo e de nos fazer acreditar que todas as características que nos constituem não são suficientes para agradar a ninguém.

Então não deixe que ninguém lhe imponha que tipo de pessoa deve ser, quais pessoas deve deixar para trás ou o que é melhor para você. Essas decisões não cabem a mais ninguém a não ser a você mesmo.

Tente enxergar a tempo os abusos emocionais que estão limitando a sua vida e procure algo melhor. Acredite que você é capaz e merece quem o valorize. Sua autoestima e bem-estar são importantes demais para viver um amor meia-boca.

 

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos. Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: William Rouse/Unsplash.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.