Quem disse que psicólogo é só pra “doido”? 10 motivos para procurar um:

Vivemos em uma sociedade em que, buscar auxílio psicoterapêutico é sinal de doença mental! Pobre cultura que fora incrementada por alguns leigos em nosso meio!
Assim como vamos fazer exames de rotina no clínico geral também devemos ir ao psicólogo para checar a nossa saúde mental! Lembrando que não é somente o psicólogo o profissional capacitado para lhe ajudar, os psicanalistas também são bem vindos.
Não é apenas o físico que padece, a nossa mente também adoece! Todo e qualquer ser humano está sujeito à isto!
Passamos por tantos infortúnios na vida que mudam o equilíbrio mental por completo!
Muitos, após passarem por grandes desilusões, podem desenvolver variados tipos de fobias e até mesmo problemas físicos. A somatização, a grosso modo, é o desconforto físico causado pela pressão da nossa mente. A partir da somatização, o indivíduo pode até achar que está com uma grave doença física, e ao realizar exames, nada é constatado e a causa pode ser levada para o campo emocional.
Já presenciei casos em que, determinada pessoa sentia fortes dores no peito e/ou taquicardia, que até mesmo os médicos consideravam como infarto ou coisa parecida, e depois de realizar o eletrocardiograma constatava- se que a causa do “descompasso” no coração era de origem emocional (taquicardia sinusal); no referido caso em específico, a taquicardia era ocasionada pela depressão em que o indivíduo estava passando.
Saúde não é só bem estar físico, mas também psicológico! Mesmo que não “tenhamos nenhum problema psicológico”, ao ir ao psicólogo podemos evitar um transtorno mental em potencial, nos conhecermos melhor e assim, melhorar nosso meio relacional e a qualidade de vida, elucidando algumas questões.
O grande gargalo da saúde mental se atém à 3 pontos: SIGILO, FINANCEIRO E CETICISMO:
Muitas pessoas têm receio de ir ao Psicólogo e terem a sua intimidade exposta, temem por sua reputação, ou de, até mesmo, serem criticadas. Se você sentir que o “profissional” não está levando o seu caso a sério, por favor procure outro. Há pessoas que desonram sua profissão em todo mundo e com a Psicologia não seria diferente.
A psicoterapia geralmente não é de baixo custo, logo, o acesso à ela fica restrito à um grupo de pessoas, mas existem estagiários em Psicologia e Psicanálise que fazem um excelente trabalho de baixo custo ou até mesmo gratuito, vale a pensa buscar informações em faculdades. Pelo SUS a demora em muitos casos é certa, mas o auxílio não é impossível, o paciente acaba esperando pela “sorte”! Se você sentir a necessidade de auxílio psicoterapêutico, vale a pena buscar formas que estão sendo oferecidas em conta.
Outro gargalo é o ceticismo de muitos, que não permitem de forma alguma que um profissional da saúde mental possa participar da sua vida. Outros até veem este auxílio como sinal de fraqueza e insistem em resolver tudo ao próprio modo e jamais se livram dos seus problemas.
Vamos incluir o psicólogo à um dos nossos profissionais indispensáveis?
10 MOTIVOS PARA IR AO PSICÓLOGO:

1) Problemas com sua aparência
Se você é uma pessoa que não gosta da sua aparência ou que está sempre obcecado (a) em buscar a perfeição nessa área já é um bom motivo para ter uma conversa com um psicólogo!
2) Estresse/Nervosismo
Se você se vê estressado constantemente, com dificuldades em controlar seu nervosismo.
3) Pensamentos ruins
Caso sinta-se constantemente tomado por pensamentos ruins e perturbadores que lhe trazem angústia, preocupação e desconforto e que você não consegue se livrar deles.
4) Medos, receios e fobias
Medo de altura, multidões, de se expressar, de se relacionar entre outros… Medos justificados ou não merecem atenção e análise de um profissional da saúde mental.
5) Dificuldades em superar as adversidades
Caso você se vê com pouca energia para superar os conflitos, amargurado, deprimido e pessimista, seria interessante a ajuda de um psicólogo.
6) Problemas sexuais
Muitas pessoas podem ter alguns “impasses” sexuais de origem apenas orgânica (e até mesmo totalmente emocional) e não se dão conta que o auxílio psicoterapêutico conta muito nessas horas também. Ansiedade, receios, cansaço, depressão, timidez, nervosismo e etc podem acabar atrapalhando o desempenho sexual e a felicidade de qualquer ser humano e só a ajuda de um profissional da área da saúde mental para ajudar a solucionar o problema.
7) Ansiedade fora do normal
A ansiedade é um mecanismo normal e esperado no ser humano, porém, em demasia pode causar desconforto físico intenso e consequentemente influenciar a qualidade de vida.
Mãos úmidas e frias, coração acelerado, formigamento nas pernas, sensação de ardor no rosto e em outras partes do corpo, dificuldades para dormir e etc. Pode ser um quadro de ansiedade generalizada, que, se não tratada, pode dar lugar à Depressão, Síndrome do Pânico e afins.
8) Insegurança
Você se vê receoso, inibido na tomada de decisões e com falta de confiança em si próprio. Se sente incapaz de encarar e solucionar seus problemas.
9) Transtornos alimentares
Se você come demais quando está ansioso, se alimenta compulsivamente ou faz dietas demais, vomita tudo o que come já passou da hora de buscar auxílio psicoterapêutico.
10) Autoconhecimento
Fazer uma viagem dentro de si mesmo é uma delícia, e embora possa ser desconfortável em alguns momentos, faz parte do processo de evolução pessoal.
Se conhecer é uma forma de melhorar seus relacionamentos e poder evitar alguns possíveis transtornos mentais que você possa vir a ter. Muitas das vezes temos algum ponto de melhoria na saúde mental e não nos damos conta; não sabemos quem somos de verdade e nem o que queremos ser. Uma orientação vocacional seria interessante para quem tem dúvida sobre qual carreira seguir, um psicólogo poderia clarificar a sua visão a respeito disso.
Em muitos casos, a vida é tomada por uma série de eventos que se repetem demasiadamente, e muitos até o chamam de “destino” e não sabem que estão, literalmente, atraindo mais uma vez aquela situação inconscientemente. Muitos atribuem este processo à “divindade”, possibilidade que também não repudio, mas a ciência também explica esta cadeia de repetições.
Segundo Carl Jung:
“Até você se tornar consciente, o inconsciente irá dirigir sua vida, e você vai chamá-lo de destino”.
” Quem olha pra fora sonha, quem olha pra dentro desperta “
Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.
Deixe seu comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.