ColunistasRelacionamentos

Quem é o culpado?

QUEM É O CULPADO FOTO DA AUTORA MARGARIDA LUCAS

Ele chega a casa cansado, depois de trabalhar 10 horas para um patrão exigente, colegas competitivos e sem gostar do trabalho que faz… abre a porta e suspira! Por fim o sofá e o comando da televisão, enquanto o jantar aparece na mesa… Ele tem razão!



Ela chega exausta, os clientes não lhe deram descanso, depois de ir buscar os miúdos à escola sonha com chegar a casa, e não pensar em mais nada…

O jantar não se faz sozinho e os miúdos precisam da sua atenção, ela olha para ele, sentado no sofá a passar canais, e fica deprimida…. Ela tem razão!

Conhece alguma história como esta? Vou contar-lhe outra…


quem-e-o-culpado-foto-da-autora-margarida-lucas

Um empresário depois de uns meses de crise recebe muitas encomendas, sabe que esta pode ser a sua última oportunidade para manter a empresa aberta. Fica eufórico com esta possibilidade e manda dizer aos empregados que durante a semana terão de fazer horas todos os dias e trabalhar no fim de semana para terminar a encomenda… Ele tem razão!

O empregado, está farto de trabalhar, às vezes com ordenados em atraso, sem tempo para a família, sem tempo para ele. Recusa-se a fazer horas, está cansado de tanto esforço sem se sentir valorizado dentro da empresa à qual dedica a maior parte da sua vida… Ele tem razão!

Mas ainda há mais!


Os pais preocupados com a felicidade dos filhos, fazem tudo para que não lhes falte nada, sabem o que custa viver com necessidades, pois foi essa a sua vida enquanto eram jovens. Não querem que os seus filhos cometam os erros que eles cometeram e por isso tentam evitar-lhes problemas, controlando todos os seus passos…. Eles têm razão!

Os filhos cheios de vontade de viverem novas aventuras, aprenderem, conhecerem, experimentarem… escondem histórias dos seus pais para evitarem preocupa los, sabem que eles não os vão deixar fazer o que querem por medo a que se magoem física ou emocionalmente. Fazem então uma vida às escondidas dos pais, e só lhe contam aquilo que sabem que não vai provocar uma discussão…. Eles têm razão!

Nesta sociedade em que cada um procura ter mais razão que o outro, acumulam-se os mal-entendidos e as frustrações. Vivem todos desesperados à procura de alguém que lhes dê a razão, para se sentirem entendidos. Mas o que estas pessoas não sabem é que todos temos razão e que ninguém tem razão nenhuma!

Muitos trocam de trabalho, trocam de parceiro, afasta-se dos pais, e tudo apenas porque querem ter razão!


Se este é o seu caso, entenda isso de uma vez por todas, que cada um tem a sua razão, devido aquilo que vive no seu dia a dia…. Que cada um interpreta, cada situação baseada nas suas experiências, na sua educação, nos seus traumas…

Se quer ter sempre a razão entenda que o outro também a tem e aprenda a aceitar cada um com as suas razões…. Evite discussões que destroem, evite conflitos com quem ama!  Ser feliz é simples! Não complique!

Margarida Lucas


Porque só vale cozinhar com paixão…

Artigo Anterior

O seu final feliz quem escreve é você!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.