publicidade

Quem não alcança a própria liberdade nunca aceitará que você seja livre

Evite pessoas que não sabem lidar com a própria liberdade pois, muito provavelmente, elas não aceitarão que você seja livre. E te aprisionarão.



Uma das maiores conquistas que podemos alcançar é a liberdade. Ser livre para agir e para tomar as próprias decisões, sem depender da aprovação alheia, é uma delícia. Ninguém merece ter que ficar agindo de acordo com o que os outros esperam, ter que medir palavras e atitudes por conta de gente que não faz mais nada do que julgar e condenar.

A liberdade responsável e limpa, quando não se pisa em ninguém pelo caminho, traz força, segurança e felicidade. Liberdade de escolha, de credo, de decisão. Liberdade para agir de acordo com o que move os sentidos, para falar o que tem que ser dito, para espalhar o amor que preenche o coração. Liberdade para ser o que temos dentro de nós, para correr atrás dos sonhos que são nossos, para beijar as bocas que nos atraem, para vestir o que nos deixa ainda mais livres, libertos.

Infelizmente, nem todo mundo sabe lidar com a liberdade: ela não é para qualquer um. Leva anos para aprendermos a usar a liberdade em nosso favor, com a ajuda dos pais, da escola, do rigor das leis.

Demora para o ser humano alcançá-la, para ter o direito a ela. E, ainda adultos, muitos não conseguem ser responsáveis o bastante para serem livres. Pois é, a liberdade requer uma responsabilidade absurda.


Vivemos em sociedade, ou seja, porque convivemos com outras pessoas, não poderemos agir sempre a nosso bel-prazer, sem pensar em ninguém mais, afinal o alcance de nossas ações, de nossas palavras, não se limita somente a nós mesmos. Outros estão envolvidos em nossas vidas, e vice-versa. Ao nos relacionarmos com o outro, liberdades devem se harmonizar, ou tudo desanda.

Tem gente que não consegue usar a própria liberdade, pois confunde ser livre com ser ilimitado. No entanto, tudo tem limites, todo mundo tem limites, sentimentos também. E quem não tem liberdade dentro de si não conseguirá aceitar a liberdade do outro, pois ninguém tolera aquilo que não entende. Eis uma das razões de existirem indivíduos que prendem e anulam o parceiro, tolhendo os sonhos e a forma de viver de quem deveria apoiar e caminhar junto.

Portanto, usemos a liberdade em nosso favor, sem que machuquemos ninguém pelo caminho. Não podemos permitir que questionem e tentem cercear as dimensões de nossos sonhos, de nossa essência, de nossa vida.


Evite se envolver com pessoas que não sabem lidar com a própria liberdade pois, muito provavelmente, elas não aceitarão que você seja livre. E te aprisionarão.

 

Publicado originalmente em Prof. Marcel Camargo.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.