Quem pensa diferente de você não é seu inimigo!

Seus pensamentos e ações podem mudar o mundo, mas se você não souber aplicá-los com respeito e empatia nada se concretizará.

Vivemos em um planeta onde existem várias culturas, religiões e ideologias, as quais muitas vezes concordamos e muitas vezes discordamos

Durante o dia a dia é comum entrarmos em algum debate seja por religião, política ou futebol. O grande problema dessas discussões é que muitas vezes levamos para o lado pessoal e o intuito desse artigo é explanar que quem tem uma opinião divergente da sua não é seu inimigo.

Uma pessoa religiosa sempre acreditará em seu Deus e um ateu sempre acreditará que não existe um Deus. Então eu pergunto: por que brigar e desfazer laços, se após a discussão os mesmos continuarão com as mesmas opiniões? A única coisa que mudará é relação entre essas duas pessoas.

Brigar por motivos como estes é uma perda de tempo colossal e acabamos ferindo um elemento muito importante que constitui uma sociedade: o respeito

Quando se perde o respeito em uma relação interpessoal, perde-se tudo.

Eu não estou dizendo aqui que você não deve expor suas opiniões e pensamentos, você pode e deve fazer isso, mas você pode fazê-lo de uma forma respeitosa, sem menosprezar a pessoa com quem você debate.

Você pode mostrar o seu ponto de vista deixando seu ego de lado, pois quando opiniões divergentes ficam um pouco mais exaltadas, deixamos que nosso ego tome conta da discussão.

Queremos porque queremos ter razão e refutar tudo que o outro está dizendo, mostrar que somente nossa opinião é a correta e para isso muitas vezes apelamos para argumentos com palavreado mais ríspido, levando até a discussão para o lado pessoal.

Neste caso, todos perdem. Já vi amigos de longa data desfazendo amizades por pensarem diferente, pais e filhos com relações estremecidas, por debates e ideologias divergentes.

Isso é muito triste, pois devemos sempre agregar. Uma sociedade só cresce quando estamos unidos. Neste momento me vem a frase da música Hey you do Pink Floyd. Together we stand, divided we fall.

Juntos nós resistimos, separados nós caímos.

E esta é a mais pura verdade, tudo que foi construído neste mundo foi porque pessoas se uniram e lutaram juntas.

Sempre que você entrar em uma discussão ou em um debate, veja seu oponente como alguém que pensa diferente de você, mas nunca o enxergue como seu inimigo.

Tenha opinião formada, defenda-a com seus argumentos, mas faça isso sem desrespeitar o outro. Se perceber que está deixando seu ego tomar conta da discussão, reflita imediatamente e seja mais brando.

Não importa se você vai vencer uma discussão ou não, pois nunca haverá vencedores, ninguém vai deixar de torcer por determinado time porque você explanou todos os defeitos desse time.

Seus pensamentos e ações podem mudar o mundo, mas se você não souber aplicá-los com respeito e empatia nada se concretizará.

Vamos sempre somar, ao invés de dividir, para que assim possamos melhorar a nossa sociedade!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123RF / fizkes.



Deixe seu comentário