6min. de leitura

Quem sente inveja pode até tentar, mas dificilmente consegue disfarçar o que sente

Sabe quando você encontra aquele seu amigo e começa a contar a sua última conquista e ele muda de assunto, vira a cara ou começa a coçar a cabeça?


Pois é! Quem sente inveja pode até tentar, mas dificilmente consegue disfarçar o que sente. O que normalmente ocorre é que gostamos tanto das pessoas que nem prestamos atenção nesses momentos.

A inveja é um dos sentimentos menos “aceitáveis” e “admitidos” por quem sente, a inveja é uma palavra que vem do latim invido, de mesquinho, de olhar mau ou até de um mau-olhado.

O comportamento do invejoso se apresenta de duas formas: uma querendo ter o que você tem ou as suas conquistas pessoais, a segunda forma é querer ser o que o outro, no sentido de habilidades, comportamento, ter nascido na sua família e ter os seus relacionamentos. Essa segunda é bem difícil de aceitar, porque é como se a pessoa quisesse ser você.


A inveja é um dos sentimentos mais prejudiciais que existem, provoca danos a quem sente e também ao invejado. É triste saber, mas essa é uma emoção inerente à condição humana, por mais difícil que seja aceitá-la. É uma forma de cobiça, de querer algo que não nos pertence e que não vem de nós.

O invejoso sempre quer levar o outro para baixo, assim ele se sente melhor. Aprenda a reconhecer 3 tipos de invejosos e proteja-se!


O duas caras

Essa pessoa parece que está na paz e torce por você, mas não é verdade. Às vezes, ele se apresenta com um falso sarcasmo, para desmerecer você, ele está disfarçando o lado do humor e do sarcasmo para ocultar o que ele sente.

Ele usa do humor e das risadinhas cínicas para destruir você, mostrando seus defeitos e erros. Às vezes, ele até usa frases no intuito de colocá-lo para baixo. Se você perguntar, ele diz que foi só uma brincadeira.


O stalker

Esse perfil de invejoso é terrível, ele vai te “stalkear” olhar todas as suas postagens nas redes sociais, assistir aos seus stories sem comentar nada, vasculhar a sua vida, perguntar sobre você a muitas pessoas sem lhe contar nada. Esse invejoso é quase um espião secreto que fica vigiando e acompanhando os seus passos. Ele fica à espreita só esperando você cometer algum erro. Cuidado, pois existem pessoas cruéis de olho em você!


O agressivo

Esse invejoso ataca usando a agressividade. Normalmente são pessoas com muitos complexos, inseguras e se apresentam com personalidade agressiva. Adoram jogar na sua cara tudo de ruim que vier em suas mentes, acham-se os donos da razão, acabam se tornando manipuladores nos seus argumentos, invertem o jogo sempre. Falam com precisão dos seus erros, falhas e problemas, assim você se sente mal e até agradece pela “sinceridade” e “amizade”.

É triste, mas eles fazem isso para colocar obstáculos no seu caminho, para evitar que você seja uma pessoa bem-sucedida. Esse invejoso até se compara a você, argumenta sobre como ele faria melhor ou quer mostrar que, se fosse pelo mesmo caminho que você, também conseguiria. Ele fala isso para se afirmar e tentar colocar na cabeça dele que ele também conseguiria, porque na verdade ele sabe que é incapaz e que nunca fez nem 1/3 do que você para conquistar algo, mas sabe que não conseguiria e fala isso para se sentir melhor.

O objetivo dele é acabar com a sua motivação, qualquer notícia boa e ele achará argumentos negativos. Ele observa e critica, mas faz de tudo para imitá-lo. Comece a observar quem o imita ao seu redor ou nas redes sociais.

Preste atenção, pois as ações dizem tudo. Se você viajou para um país muito legal e fez aquela foto incrível, pode esperar que daqui a pouco vão até lá tirar a mesma foto. Se você trocou de carro vão até lhe perguntar o preço, o ano e onde comprou, vai passar um tempo e adivinha: compram o mesmo carro ou um melhor.

O invejoso nunca está feliz e satisfeito com o que tem, por isso sempre mantenha a sua vida o mais privada possível, observe as ações dessas pessoas e, se fizer sentido, afaste-se e corte as conexões.

Para os invejosos, fica uma dica: cuide da sua autoestima, cuide da sua insegurança e lembre-se de que ter inveja é tomar um veneno querendo que o outro morra.

Pense positivo, vibre positivo!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123RF Imagens.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.