Quer detonar seu cérebro? Não? Então, siga estas soluções!

Muitas pessoas fazem coisas diariamente que agridem o cérebro e nem se dão conta.

Vivem reclamando de falta de memória, de desmotivação, de ansiedade e nem sabem que estão criando e cultivando isso todos os dias.

Quer ver como?

Veja o vídeo curtinho aqui abaixo, responda as sete perguntas, reflita comigo, tire suas conclusões e depois vamos para as soluções!


Agora conseguiu ver a extensão do que você tem feito de errado com seu cérebro?

O mais importante é que podemos reverter, se quisermos mudar algumas coisinhas…

Vamos então às dicas para construir uma saúde emocional consistente, de que falei no vídeo:

  • As reclamações matam neurônios, então, se pararmos de reclamar vamos passar a preservar a saúde cerebral. Mas, isso não é fácil! Para algumas pessoas, geralmente mais positivas, é mais fácil, mas, uma grande maioria, sente como se fosse impossível devido a situação atual. Se eliminarmos desculpas na nossa vida conseguimos! O importante é tentar cada dia reclamar um pouco menos. Quando investimos em pequenas mudanças, ao invés de tentar grandes mudanças, o êxito com certeza é mais rápido e mais duradouro.
  • Mude crenças sobre preocupações, pois elas não adiantam de nada e, ainda provocam uma ansiedade absurda. Se, tenho um problema e me preocupo, gasto energia emocional, aumento ansiedade, perco o foco e diminuo as chances de tomar decisões com inteligência emocional, ou seja, com o racional e o emocional equilibrados. E como fazer? Adote uma nova crença: preocupação faz mal e, o certo é planejar, ver alternativas e investir energia nas ações necessárias para solucionar. E se eu não tiver como solucionar? Então, pense que, se você se preocupar, apenas vai ficar doente, vai perder a produtividade (por vezes pode até perder o emprego). Pense em todas as situações que você já passou e que superou. Fique, no mínimo, dois minutos sentado de coluna reta, lembrando das situações, de como você superou. Intensifique todo o crescimento que você já teve na vida. Vibre com as vitórias passadas!
  • Coloque como objetivo diário não deixar que as situações tirem você do sério, que a irritabilidade e a raiva vençam, pois com uma descarga de raiva seu organismo leva seis horas para se recuperar como um todo, sua imunidade baixa, sua pressão arterial pode subir… Convenci? Sabendo desse estrago todo, não persista no erro, mude! Sei que a mudança não é fácil, mas se você fizer contratos diários com você, aí consegue. Espalhe bilhetinhos pela casa, coloque sons no celular, peça para os familiares, colegas de trabalho, amigos, que avisem quando perceberem sua irritação e você não.
  • Pare de julgar os demais, ou as situações. Pense com mais ângulos de visão. Cérebros positivos não limitam os acontecimentos. Se um amigo disse algo que não gostou, pense que pode não estar num bom momento, pense que ele pode ter razão, reflita em quantas vezes outras pessoas não falaram também a mesma coisa em outras situações… O importante é nunca fechar um julgamento inicial e matar uma possibilidade, uma oportunidade… Escute mais, seja mais empático!
  • Pare de se culpar ou culpar os demais. Adotar papel de vítima só atrasa sua vida. A culpa não serve para nada também, pois vem de uma situação que já passou e, se passou, não adianta gastar energia nisso. Precisamos sim analisar a situação para ver erros cometidos que não precisamos, ou não devemos mais cometer. Analisar o que aconteceu, criar novos cenários para que outras situações tenham o fim diferente no futuro, esse deve ser nosso foco.
  • Viva o AGORA! Foco é tudo na vida da gente. Transitar o dia todo no passado, ou no futuro, gera ansiedade, angústia, tristeza, medo… As emoções negativas tomam conta quando não estamos vivendo o momento intensamente.
  • Pare de rebaixar sua autoestima, comparando-se a outros.
  • Vibre muito mais com acontecimentos que façam você se sentir bem. Intensifique bem-estar e seu cérebro vai sempre liberar química boa.
  • Seja flexível, tudo o que é rígido tem mais chance de se partir, de se machucar, de quebrar.
  • Leve a vida de forma mais leve, sorria mais! O sorriso é terapêutico, tem muitos benefícios para sua saúde.
São dicas simples, mas que têm um impacto incrível na saúde da gente. Se você buscar fazer alguma dessas ações diariamente, de forma isolada, ou em conjunto, com certeza seu cérebro vai ficar mais saudável.

Um cérebro saudável, positivo, gera saúde, bem-estar, criatividade, produtividade, motivação…

Comece agora e usufrua das mudanças!

Grande abraço!

Isabel

____________

Direitos autorais da imagem de capa: BDS / 123RF Imagens



Deixe seu comentário