Relacionamentos

Quer que seu relacionamento dure? Sejam grandes amigos!

capa site Quer que seu relacionamento dure Sejam grandes amigos
Comente!

A melhor maneira de manter um relacionamento duradouro e saudável é tratando a pessoa amada como sua grande amiga.

Muitas pessoas querem a receita mágica, a fórmula secreta do casamento duradouro. Espelhando-se naquela promessa de família unida, que só as propagandas de margarina conseguiam proporcionar, a frustração é inevitável. É preciso mais do que apenas esperar que “a pessoa certa” apareça, não somos mais crianças e os contos de fadas não existem.

Se o seu maior desejo é um longo relacionamento, em primeiro lugar, é preciso encontrar a outra face da moeda, que possui os mesmos objetivos que você. É preciso desmistificar a ideia de que “os opostos se atraem” e que pessoas em momentos de vida diferentes, buscando coisas distantes um do outro, conseguem ficar juntas por anos. Caminhar lado a lado com alguém implica em abdicar de algumas escolhas, isso em ambas as histórias.

Mas também é importante frisar que o amor não precisa — nem deve — ser algo doloroso. É preciso coragem para dividir a vida com alguém, mas caso aquilo não seja o que você esperava, não tenha receio de se libertar. Muitas pessoas levam um casamento falido por anos, acreditando que a família precisa ser colocada em primeiro lugar, sem perceber que esse tipo de relação apenas prejudica emocionalmente todos os envolvidos, inclusive os filhos.

Você deve estar se perguntando: afinal, existe algum jeito de ter um longo relacionamento? Sim, é claro que é possível manter por longo período um amor só. Mas é preciso mais do que comprometimento para que essa relação seja saudável, e caminhar juntos pela longa estrada, um auxiliando o outro na hora de ultrapassar obstáculos, é uma das melhores saídas.

Como você costuma tratar seus amigos? A maioria das pessoas, principalmente as que têm responsabilidade emocional, são respeitosas, carinhosas e atenciosas com os amigos. Já pensou que essa é uma das melhores formas de encarar um relacionamento amoroso, tratando a pessoa como uma amiga? Aquela cumplicidade e respeito que existem na amizade podem se estender para o casamento, pois não é preciso que tudo seja sério demais.

Mentalize como você deseja que sua vida seja nos próximos anos, quer que exista leveza ou que tudo seja pesado demais? Libere os ombros desses fardos, afinal, se quer que uma pessoa ande ao seu lado durante todo o caminho, vocês podem dividir os pesos. É extremamente importante para o casal que exista companheirismo, mas que ambos saibam ouvir o outro, conversar sobre tudo que acontece, buscando soluções.

Ninguém quer ficar ao lado de uma pessoa que não ouve quando você deseja falar sobre as frustrações no trabalho ou que não vibra com suas conquistas pessoais. As dinâmicas mudam, os desejos e sonhos também podem se alterar com o passar dos anos, já parou para pensar se é realmente isso que deseja para sua vida?

Não se comprometa com alguém pelo simples fato de acreditar que a solidão é algo triste. É preciso se valorizar, amar a própria história sem dar crédito nem ouvir pessoas que não querem ajudá-lo, apenas diminuir você. Em muitos momentos, é muito melhor ficar solteiro do que se envolver com qualquer um apenas por pura carência.

Nesses momentos, o melhor a fazer é se cercar de amigos. Preste atenção no tipo de tratamento que dá e que recebe deles, movimente isso e coloque no amor. É possível transpor aquela ideia do amor romântico já falido, em que não existe diálogo nem cumplicidade, o amor ideal é aquele que cabe na sua vida, na sua rotina e na sua história. Não permita que as vivências e experiências dos outros sejam capazes de moldar as suas.

Comente!

Mari do Prexecão lamenta exposição de Caio Castro: “Podia ter falado no direct”

Artigo Anterior

Por que depois da chegada do primeiro filho muitos casais se separam?

Próximo artigo