Testes

Quer saber se você é uma pessoa persistente? Responda: quantos animais ocultos você vê na imagem?

capasaiba se voce e uma pessoa persistente diga quantos animais ocultos voce ve na imagem
Comente!

Faça este teste e descubra mais sobre você!

Desde o nascimento e até o fim de seus dias, o ser humano passa por incontáveis adversidades, fazendo com que essa trajetória seja um oceano de possibilidades, enfrentamentos, superações, histórias, sorrisos e tristezas. Tais momentos ficam armazenados em algum lugar das nossas infinitas memórias, mesmo que não nos recordemos de várias dessas circunstâncias.

Tais memórias constituem os ossos da alma. Ossos esses que formam o que somos e o que venhamos a ser. É nas variáveis e adversidades que enfrentamos nessa trajetória que nos vemos diante de situações que colocam à prova nossa persistência, nossa capacidade de enfrentar essas adversidades com maestria. Nesse cenário de enfrentamentos é que temos oportunidade de mostrar quão persistentes conseguimos ser para alcançar nossos objetivos.

Há uma linha tênue entre a persistência para chegar aonde queremos e a insistência em repetir uma ação esperando objetivos diferentes. A insistência em algo esgota-nos, sobretudo se for de forma robótica, esperando resultados satisfatórios.

Quando buscamos compreender o significado dessas duas palavras, observamos que, por mais próximas que elas sejam, são antagônicas. Nessa díade, a persistência pode ser entendida, segundo o dicionário online “Dicio”, como uma qualidade do que dura, que persiste, agir com persistência é tomar ações e decisões focadas em seus objetivos, não se deixando abalar por adversidades que a nossa breve caminhada na Terra nos apresenta. A palavra persistência é um substantivo feminino oriundo do latim persistere, que carrega em si o significado de continuar com firmeza.

Já quando procuramos informações sobre o significado de insistência, notamos que muitas vezes agimos com insistência, sempre esperando resultados diferentes, mesmo não mudando as estratégias e atitudes. Insistência deriva do latim insistere, cujo significado é manter a atitude, logo se trata das repetições de uma ação, podendo também ser relacionada à teimosia.

Assim, quando falamos em traçar metas e alcançar objetivos, temos esses dois caminhos para seguir a fim de chegar aonde sonhamos. Ambas remetem ao foco nos objetivos, porém de formas diferentes. De maneira resumida, a persistência pode ser entendida como a forma de repensar nossas estratégias, otimizando esforços, adaptando ações e revendo objetivos constantemente, desde que alcancemos o que planejamos. Persistência é resistência.

Por outro lado, temos a insistência, que torna nossas ações repetitivas, gerando exaustão e frustrações, já que adotamos os mesmos movimentos de forma exaustiva para que, por sorte, nossos objetivos sejam alcançados. Insistência é a repetição de atitudes esperando resultados diferentes, sem mudar planos e estratégias.

Mas como podemos saber quão persistentes podemos ser quando o assunto é traçar e alcançar metas? Como compreender se estamos repensando nossas estratégias ou apenas repetindo os movimentos de maneira cega e teimosa?

Pensando nessas perguntas, apresentamos um desafio com o objetivo de ajudar você a perceber quão persistente pode ser, ou seja, se está agindo de forma persistente, adaptando seus planos, objetivos e sonhos, estratégias e caminhos constantemente diante dos infinitos conflitos e impasses da vida.

O desafio é simples, porém isso não tira de si a importância do exercício de autoconhecimento, sobretudo no que diz respeito à sua capacidade de mostrar-se persistente perante as atribulações cotidianas.

Dessa forma, observe atentamente a imagem abaixo, tente identificar a maior quantidade possível de animais contidas nela. Apesar de parecer simples, é um desafio que, bem como conversamos acima, é capaz de revelar o quanto você persiste em localizar o máximo de animais possível.

Quantos animais você conseguiu identificar? Deixaremos aqui a resolução!

2saiba se voce e uma pessoa persistente diga quantos animais ocultos voce ve na imagem

Direitos autorais: Reprodução

Na imagem, conseguimos identificar lobos, ursos e peixes.

De um a três

Você pode ser mais persistente, tente traçar novos planos, novas estratégias e objetivos, olhe para o futuro como um mar de possibilidades, onde você pode navegar em diversas águas, mas sem perder de vista o farol dos seus sonhos, não perca o foco. Por fim, não desanime, você tem potencial para persistir cada vez mais no que pretende alcançar, e lembre-se: repense as estratégias.
Três ou quatro

A sua cosmovisão diante das adversidades já mostra que você olha e pensa em seus objetivos com algumas outras cartas na manga, mantendo um plano “B”, caso seus planos iniciais não cumpram o objetivo de alcançar seus sonhos. Porém, em alguns aspectos da vida, mesmo sem querer, você pode focar suas energias em algumas estratégias repetitivas, dissipando o foco de seus objetivos principais.

De quatro a seis

Parabéns, você se mostra uma bem ciente de seus sonhos, com os pés no chão e a persistência necessária para repensar suas estratégias. Você não se abala facilmente com as tribulações da vida, mesmo assim não gasta energia em planos repetitivos, seu futuro é sempre muito bem traçado e você sempre leva em conta os possíveis desvios que a vida impõe, mas sem desanimar. Você é resistente e sabe muito bem como mudar suas táticas para alcançar seus sonhos.

Comente!

Após 5 meses, família reencontra bebê entregue a soldado durante caos no Afeganistão

Artigo Anterior

Capitólio: “A morte não tem explicação. Não consigo parar de morrer junto” — Fabrício Carpinejar

Próximo artigo