ColunistasComportamento

Quer sair de onde está e não sabe como? Faça estas 3 perguntas e vá para onde quiser!

essas perguntas

Faça estas 3 perguntas e vá para onde quiser! – Pare um pouco e imagine que agora você está numa estrada, é noite e você percebe que não tem nenhuma iluminação nela. Você continua? Você tem vontade de ir em frente?



Acredito que você apenas avançará, se ela estiver iluminada até mais na frente, não é mesmo?

Pense na sua vida como sendo essa estrada. Se não temos propósitos de vida, se não sabemos quem somos, para onde queremos ir, o que queremos ter, o que queremos ser, fica difícil avançar.

Um dos grandes desafios da nossa vida é saber aonde queremos chegar não é mesmo? É saber qual nosso propósito, afinal, uma vida sem propósito é presa fácil dos desvios que surgem na nossa estrada da vida. Uma vida sem propósito é presa fácil para a procrastinação.


Mas, com tanta pressão, tantas pessoas dizendo o que é certo ou errado, fica difícil querer pensar sobre isso. Parece uma pressão tremenda tudo isso, concorda?

Peço licença para fazer uma reflexão com você que acredito que vai te impactar, como me impactou. Para entender melhor a história, quero que saiba que venho de família de imigrantes espanhóis. De um lado, ancestrais fortes e batalhadores que conquistaram muito e perderam muito. De outro, ancestrais que batalhavam muito para manter o pouco que tinham.

Passei minha infância e adolescência vendo meu pai sair de casa de madrugada, voltar tarde da noite, na maioria das vezes, de bicicleta, percorrendo grandes distâncias para guardar o vale transporte que ajudava a pagar minha educação. Trabalhou uma parte da vida numa fábrica no RS e outra parte numa fábrica aqui em Florianópolis, sempre basicamente fazendo as mesmas atividades.

Como “boa adolescente”, achava aquilo tudo muito chato e, um dia, perguntei porque ele fazia sempre a mesma coisa, já que não parecia muito feliz no trabalho. Ele respondeu: “Para garantir que no futuro possas fazer o que quiseres, que tenhas uma profissão e uma chance de uma vida bem melhor.”


Ele não arriscava mudar a vida dele, por medo de faltar algo para mim e para minha mãe. Isso me impactou. Tenho como modelo até hoje a persistência e motivação mesmo em momentos difíceis. E, por isso, construí uma vontade enorme de me tornar melhor a cada dia.

Fiz este vídeo curtinho em homenagem a meu pai, com uma reflexão fantástica de Jack Canfield que traz a importância de saber, demonstrar e lutar pela sua preferência.

Faça esse exercício que falo no vídeo e verá o resultado fantástico que consegue.

Além disso, responda essas 3 perguntas que nos dão consciência e clareza, bem como nos tiram de imediato da procrastinação.


– Quem eu sou?

– Para onde estou indo?

– Como quero ser lembrado?

Procure listar todas suas qualidades, todos seus pontos fortes que sustentaram as superações que fez até aqui. Pergunte também, a quem o conhece bem e anote. Cole a lista num lugar visível da sua casa e leia sempre. Mas, também faça uma lista de pontos que quer melhorar. Escreva como vai melhorar e faça um cronograma de ação. Coloque na agenda, no calendário…


Procure algo que realmente ame fazer todos os dias para ter como carreira, como profissão, como trabalho. Se ainda não achou ou não conseguiu conciliar com o ganho que precisa em sua vida, não canse de perguntar:

O que me traz emoção? O que traz brilho aos meus olhos? O que faria todos os dias com prazer até meu último dia de vida?

Pense um pouco lá na frente. Esse é apenas um exercício de planejamento e motivação, não é para gerar ansiedade. Pense como gostaria que seus netos, seus amigos, lembrassem de você quando você já não estiver mais presente na vida deles.

O ideal, antes de tomar qualquer decisão, é que você passe alguns dias refletindo, fazendo as perguntas e anotando tudo o que vier a sua mente. Mas TUDO mesmo! Depois, quando estiver satisfeito você senta e filtra as informações. Aí, você começa a colocar a iluminação que direciona a estrada de sua vida…


Grande abraço!

Isabel


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: pixabay.com StockSnap-894430/


Deixe o passado onde ele deve ficar: no passado

Artigo Anterior

Melodrama ou liberdade – a escolha é sua!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.