Comportamento

Rafa Kalimann doa 10 toneladas de alimentos à Bahia. “De mãos dadas!”

capa site Rafa Kalimann doa 10 toneladas de alimentos a Bahia De maos dadas
Comente!

A ex-BBB usou sua conta do Twitter para pedir mais ajuda para as pessoas da Bahia, já que a situação é urgente.

A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) informou que as fortes chuvas, que provocaram inundações, alagamentos e deslizamentos de terra, desde o dia 23, deixaram cerca de 16 mil pessoas desabrigadas e 18 mortos até o momento. Cerca de 20 mil estão desalojadas e duas continuam desaparecidas em 72 municípios que decretaram emergência.

Outras 58 cidades estão em situação de crise por conta das enchentes. Estima-se que mais de 430 mil pessoas tenham sido afetadas, com cerca de 300 feridos até agora. A região sul da Bahia já estava sofrendo com o impacto das chuvas no início do mês, que voltaram a aparecer no dia 23 com mais intensidade.

Na noite de sábado, a prefeitura de Itambé, no sudeste da Bahia, divulgou o alerta para retirar os moradores da margem do rio Verruga com urgência, já que a barragem rompeu e liberou alto volume de água. Outra barragem se rompeu em Jussiape, a 230 quilômetros de Itambé.

A situação caótica fez com que famosos e anônimos se envolvessem numa ajuda coletiva aos moradores da região, doando o que pudessem para as pessoas que neste momento não têm como voltar para casa. A ex-sister Rafa Kalimann usou sua conta no Twitter para divulgar que estava doando 10 toneladas de alimentos às vítimas das inundações e, em outra publicação, pediu que seus seguidores contribuíssem com mais doações.

2 Rafa Kalimann doa 10 toneladas de alimentos a Bahia De maos dadas

Direitos autorais: reprodução Twitter/ @rafakalimann_

A famosa pediu a contribuição de todos, explicando que a situação era urgente e a população estava precisando agora, para que cada um ajudasse da forma como pudesse, finalizando essa publicação com a hashtag “SOSBahia”. Sentindo empatia pelas vítimas do desastre, ela fez outras postagens chamando a atenção do público para a questão.

Ela afirmou que muitas cidades, como Itabuna, Itororó, Itapetinga, Iguaí, estavam em estado crítico por conta do excesso de chuvas. Além disso, centenas de moradores perderam tudo, muitas pessoas estavam feridas e outras tinham perdido a vida. Para aproximar seus seguidores dos institutos e organizações envolvidas na tentativa de reduzir os danos, ela compartilhou algumas informações sobre cada um, defendendo que toda ajuda era bem-vinda.

3 Rafa Kalimann doa 10 toneladas de alimentos a Bahia De maos dadas

Direitos autorais: reprodução Twitter/ @rafakalimann_

Rafa escreveu que as vítimas “clamam por socorro e precisam de nós”, e acrescentou os dados bancários para que as pessoas pudessem doar. Muitos seguidores, fãs e amigos parabenizaram a vencedora do reality show Big Brother Brasil 20, mostrando comprovantes de doações e dizendo que iam fazer uma força-tarefa, cada um em seu microespaço, para aumentar a quantidade de dinheiro, comida e outros itens essenciais para enviar às vítimas.

Além da Rafa Kalimann, outros artistas falaram publicamente sobre o desastre, informando que vão ajudar nas doações e conclamando mais pessoas a contribuir. Whindersson Nunes anunciou que fará um leilão beneficente e que todo o dinheiro será enviado aos moradores locais. Anitta não tinha se manifestado publicamente, mas Whindersson lhe agradeceu nas redes sociais, explicando que com apenas duas ligações era capaz de “ajudar muito mais do que um bando de rico nojento”.

Felipe Neto informou que tinha doado R$ 100 mil, assim como o DJ Alok, que doou a mesma quantia às vítimas. Outros artistas também doaram alimentos, dinheiro e itens de necessidade básica, pedindo que todas as pessoas ajudassem neste momento de calamidade, em uma época do ano festiva para apenas uma parcela da sociedade.

A Bahia registrou em dezembro o maior volume acumulado de chuva em 32 anos, especialmente em Itamaraju, onde mais choveu. Desde o dia 25, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) faz vistorias para checar os impactos das barragens, as quais já identificaram irregularidades em algumas do interior baiano.

Comente!

Ex-adolescente mais obeso do mundo perde 482 quilos

Artigo Anterior

Raio explode guarda-chuva e manda segurança para o hospital

Próximo artigo