publicidade

Recolham os celulares durante as refeições e conversem uns com os outros, pede o papa

O papa Francisco está fazendo um grande trabalho como líder religioso ao reforçar valores importantes para todos nós.



Valores que, muitas vezes, vão além da esfera religiosa e nos ajudam a refletir sobre os próprios comportamentos e a encontrar caminhos mais saudáveis, que nos levam a uma vida mais feliz e estabilizada.

Ele constantemente fala sobre a família e nosso papel na sociedade, e recentemente trouxe uma mensagem importante e extremamente necessária em nossa sociedade atual: o excesso do uso dos celulares. No último dia 29, o pontífice fez um apelo aos fiéis reunidos na praça São Pedro para a oração do Angelus.

Ele pediu que, durante as refeições, as pessoas conversem umas com as outras em vez de ficarem o tempo todo olhando os seus celulares. Também citou o exemplo da família de Jesus, Maria e José, a ser seguido. Eles “rezavam, trabalhavam e se comunicavam uns com os outros”, disse o papa.


“Eu me pergunto se você, em família, sabe como se comunicar ou se você é como aquelas crianças nas mesas de refeição, que ficam falando ao celular (…). Temos que voltar a nos comunicar em nossas famílias (…). Pais, crianças, avós, irmãos e irmãs, essa é uma tarefa para ser assumida hoje, no dia da Família Sagrada”, completou o pontífice.

Essa não é a primeira vez que o papa Francisco fala sobre o relacionamento com os celulares. Em 2017, ele declarou que se entristece quando vê fiéis e até religiosos usarem o celular para fazer fotos durante a missa.  Na época, ele fez uso de uma metáfora para explicar às pessoas sobre o uso indiscriminado dos aparelhos durante as celebrações:

Por que, a um certo ponto, o sacerdote diz ‘corações ao alto?’ Ele não diz ‘celulares ao alto para tirar foto!’ Não! Fico triste quando celebro e vejo muitos fiéis com os celulares para cima. Não só os fiéis, mas também sacerdotes e até bispos. A missa não é espetáculo, é ir ao encontro da paixão e ressurreição do Senhor. Lembrem-se: chega de celulares.


A reflexão do papa Francisco é muito bem colocada. Os celulares estão cada vez mais presentes em cada etapa de nossa vida e tomam o lugar de momentos importantes.

Não podemos sacrificar momentos sagrados do dia com as pessoas que amamos, não podemos deixar que a tecnologia roube de nós o poder da conexão em família.

Deixe o celular no canto durante as refeições e interaja com as outras pessoas, pois nenhuma rede social lhe trará a mesma alegria e completude que um momento de qualidade com quem você ama.

Compartilhe essa lição tão importante!

 

 Direitos autorais da imagem de capa: Gregorio Borgia/AP.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.