Reflexão

Recolham os celulares durante as refeições e conversem uns com os outros, pede o papa

viralrecolham os celulares

O papa Francisco está fazendo um grande trabalho como líder religioso ao reforçar valores importantes para todos nós.



Valores que, muitas vezes, vão além da esfera religiosa e nos ajudam a refletir sobre os próprios comportamentos e a encontrar caminhos mais saudáveis, que nos levam a uma vida mais feliz e estabilizada.

Ele constantemente fala sobre a família e nosso papel na sociedade, e recentemente trouxe uma mensagem importante e extremamente necessária em nossa sociedade atual: o excesso do uso dos celulares. No último dia 29, o pontífice fez um apelo aos fiéis reunidos na praça São Pedro para a oração do Angelus.

Ele pediu que, durante as refeições, as pessoas conversem umas com as outras em vez de ficarem o tempo todo olhando os seus celulares. Também citou o exemplo da família de Jesus, Maria e José, a ser seguido. Eles “rezavam, trabalhavam e se comunicavam uns com os outros”, disse o papa.


“Eu me pergunto se você, em família, sabe como se comunicar ou se você é como aquelas crianças nas mesas de refeição, que ficam falando ao celular (…). Temos que voltar a nos comunicar em nossas famílias (…). Pais, crianças, avós, irmãos e irmãs, essa é uma tarefa para ser assumida hoje, no dia da Família Sagrada”, completou o pontífice.

Essa não é a primeira vez que o papa Francisco fala sobre o relacionamento com os celulares. Em 2017, ele declarou que se entristece quando vê fiéis e até religiosos usarem o celular para fazer fotos durante a missa.  Na época, ele fez uso de uma metáfora para explicar às pessoas sobre o uso indiscriminado dos aparelhos durante as celebrações:

Por que, a um certo ponto, o sacerdote diz ‘corações ao alto?’ Ele não diz ‘celulares ao alto para tirar foto!’ Não! Fico triste quando celebro e vejo muitos fiéis com os celulares para cima. Não só os fiéis, mas também sacerdotes e até bispos. A missa não é espetáculo, é ir ao encontro da paixão e ressurreição do Senhor. Lembrem-se: chega de celulares.

A reflexão do papa Francisco é muito bem colocada. Os celulares estão cada vez mais presentes em cada etapa de nossa vida e tomam o lugar de momentos importantes.


Não podemos sacrificar momentos sagrados do dia com as pessoas que amamos, não podemos deixar que a tecnologia roube de nós o poder da conexão em família.

Deixe o celular no canto durante as refeições e interaja com as outras pessoas, pois nenhuma rede social lhe trará a mesma alegria e completude que um momento de qualidade com quem você ama.

Compartilhe essa lição tão importante!

 


 Direitos autorais da imagem de capa: Gregorio Borgia/AP.

Em 2020, que a vida seja mais leve, a alma permaneça em paz e o coração esteja tranquilo

Artigo Anterior

Para 2020, um brinde a todos os recomeços no amor!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.