Recomeçar cuidando de si e do outro com carinho…

É momento de recomeçar! Recriar-se! Cuidar de si e do próximo!

Se é tempo de cuidar, é tempo de transformAÇÃO! Afinal de contas, todo tempo é tempo para apertar o botão de reiniciar e tentar.

Sabe qual botão é esse? Botão da escolha de ir adiante e restaurar-se e ajudar o outro a refazer-se também, quantas vezes for preciso.

Recomeçar não é voltar à “estaca zero” e repetir tudo de novo… é reiniciar com a certeza que algo novo está prestes a acontecer… algo está por vir!

Isso é viver, isso é a vida. É constantemente remendar-se em busca de encontrar-se consigo e posteriormente com o outro.

Lembre-se, primeiro é necessário e ideal o nosso encontro consigo mesmo, só assim será possível o encontro com o outro, ou seja, preciso me conhecer para poder conhecer o outro em sua singularidade, respeitando-o e se dando conta que, assim como eu, o outro também é recheado de falhas e faltas e que isso é condição fundamental para nossa existência.

No momento em que me conheço, conheço também as minhas falhas e faltas e mesmo assim consigo e preciso seguir em frente. Essa atitude possibilitará, de forma leve, eu compreender o outro da forma que ele se apresenta a mim e saber respeitá-lo, compreendê-lo e colaborar para sua trajetória, afinal de contas, estamos aqui para cuidar uns dos outros.

Somos seres incompletos e de caráter inacabado, ou seja, sempre buscando algo para nos sentirmos completos. É a vida! É o percurso que nos é apresentado ao nascermos, ou melhor, desde que estamos na barriga de nossas mães. Enfim, somos seres de cuidados, precisamos uns dos outros. Precisamos de nós! Precisamos dos outros! Eu preciso de você e você precisa de mim.

Sobre essa bela atitude que é cuidar, nosso querido Leonardo Boff (1999) nos alerta que:

Cuidar é mais que um ato; é uma atitude. Portanto, abrange mais que um momento de atenção, de zelo e de desvelo. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro.

É preciso nos conhecer intimamente para podermos conhecer o outro em sua subjetividade. Como nos disse Milton Nascimento: “Há que se cuidar do broto para que a vida nos dê flor e fruto.”

Recomeçar cuidando de si para poder cuidar do outro – Sinal de transformAÇÃO! Afinal de contas, recomeçar é uma postura que precisa de ação.

Permita-se à renovação quantas vezes for preciso. Permita renovar-se através do cuidado de si e do outro. Você merece!  O outro merece! Nós merecemos!

Bom cuidado! Bom percurso! Abraço afetuoso!

______________

Direitos autorais da imagem de capa: teksomolika / 123RF Imagens



Deixe seu comentário