4min. de leitura

Recomeçar é viver uma nova chance

Recomeços só são reais quando nos modificam e nos libertam das nossas prisões, sendo que a maior delas é o nosso medo de tentar algo diferente, de se arriscar em busca do novo.

Recomeçar não significa apenas começar de novo, pois a atitude de quem acredita nos recomeços indica o alcance da maturidade. Porque só quem tem maturidade consegue pisar em cima do próprio ego e reconhecer que errou em determinadas escolhas e que é necessário plantar novos passos em novos destinos.


Por isso, pessoas com maturidade têm viva a certeza de que não adianta continuar plantando novas sementes em terrenos (pessoas, momentos e situações) que não frutificam mais.

Temos que ter em mente que recomeços são possíveis (e necessários), mas isso não significa voltar do início e apagar tudo o que já vivemos um dia, mas apenas seguir a vida a partir do que não deu certo.

Recomeços são novas tentativas, novas visões, caminhos diferentes e a certeza de que a felicidade existe, mesmo que em direções opostas às quais pensamos que poderíamos encontrá-la.


Recomeçar é viver uma nova chance, é o caminho que devemos tomar quando tudo parece não dar certo, porque é possível que tenhamos errado ao escolher determinado rumo.

Quando erramos a direção, é necessário encontrar um novo caminho, buscá-lo com os nossos próprios passos e se encontrar nesse novo caminho. Recomeços só são reais quando nos modificam e nos libertam das nossas prisões, sendo que a maior delas é o nosso medo de tentar algo diferente, de se arriscar em busca do novo.

O recomeço é a certeza de que a vida não termina simplesmente porque algo não deu certo ou porque um caminho foi mal escolhido, pois sempre existirão novos caminhos, novas pessoas e novas oportunidades, se você estiver disposto a começar de novo e a dar a si mesmo uma nova chance, porque tenha a certeza de que você sempre merecerá cada chance que você insiste em depositar no que não vale mais a pena.

A insistência só é digna quando nos eleva, pois, a sensatez nos alerta para as coisas que já deixaram de valer a pena e de nos colorir por dentro. Tomar um novo rumo não significa desistir, mas insistir na vida e na possibilidade de ser feliz, porque ela existe e você tem que buscá-la todos os dias, mesmo que seja necessário rever rotas e traçar novos objetivos que sinalizam para outras direções.


O recomeço é aquele capítulo de um livro bom que você escolhe ler várias vezes. Assim é a vida. Temos que saber decifrar os momentos em que os recomeços estão pulsando dentro de nós, esperando que percebamos que sempre mereceremos o melhor que nos espera e que está na atitude de embarcar em busca do novo, de reviver por dentro para recomeçar por fora.

A concretude da vida não está naquilo que tocamos, mas naquilo que nos toca e cada recomeço é algo que nos toca plenamente, porque nos acorda para o que, algumas vezes, nos esquecemos: viver é se renovar todos os dias e recomeçar é a forma mais ascendente dessa renovação.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: ondrooo / 123RF Imagens





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.