4min. de leitura

Reconhecer que você merece algo melhor não é egoísmo, é ter dignidade e se colocar em primeiro lugar

A dignidade é uma das dimensões mais importantes na vida de uma pessoa. Graças a ela somos capazes de fazer as melhores escolhas para nossas vidas não permitindo que nenhuma outra pessoa nos use ou manipule.


É através da dignidade que conquistamos o respeito por nós mesmos e as ferramentas necessárias para criar uma realidade onde somos protagonistas e tudo o que existe ao nosso redor apenas nos acrescenta e nos impulsiona para o sucesso.

Ainda assim, muitas pessoas tendem a desvalorizá-la, acreditando que precisam ter alguém do seu lado para que reconheçam o seu valor e vivam com mais felicidade.

A nossa falta de apreço pela dignidade acaba por nos colocar em situações muito delicadas na vida: relacionamentos tóxicos, imaturidade, vida emocional desregulada, infelicidade, entre muitas outras.

Convencemos a nós mesmos de que manter situações que nos fazem mal é justificável se isso nos fizer parecer mais estáveis ou adequados aos olhos da sociedade. Permitimo-nos confundir saúde mental e emocional com egoísmo, e a cada dia nos afastamos ainda mais da abundância que nascemos para experimentar.


Mudar a forma como enxergamos nossas vidas e o nosso papel dentro delas é necessário, se quisermos viver melhor.

Não somos egoístas quando reconhecemos que algo não está certo e que merecemos uma vida melhor. Não decepcionamos o mundo ao optar por deixar um relacionamento, um trabalho ou qualquer outra realidade que sentimos que não se encaixe mais conosco. Somos apenas corajosos de nos colocar em primeiro lugar e mostrar para o mundo que sabemos exatamente aquilo que deve ter espaço em nossas vidas.

Aprenda a olhar para si mesmo com mais respeito e consideração e enxergue que a sua vida sempre será um resultado de suas escolhas, que se não está feliz com o que vive agora, a única solução é mudar os seus próprios pensamentos e atitudes.


Importe-se mais com a sua felicidade do que com as outras pessoas. Não perca o sono pensando nos julgamentos que sofrerá ao decidir viver para você, porque as críticas sempre estarão presentes, não importa o que você faça.

Tire de sua mente a ideia de que fazer o que é melhor para sua vida é egoísmo. Se você não cuidar de sua felicidade, quem mais o fará?

Não se permita viver limitado, reúna toda a sua dignidade e seja a sua prioridade. Assim, nada do que você fizer será motivo de arrependimento, mas sim de orgulho e gratidão.


Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.


Direitos autorais da imagem de capa: Kamila Maciejewska/Unpslash.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.