Referências que inspiram a criatividade e fazem críticas construtivas:

3min. de leitura

#NarrativasQueInspiram – Referências que inspiram a criatividade e fazem críticas construtivas

Há citações e “easter eggs” em muitos filmes da atualidade, além das referências.



Muita gente confunde “easter eggs” com referências. E uma citação muitas vezes é tratada também como referência. Porém são 3 coisas diferentes.

Citações são trechos de alguma narrativa declarada em outra, que pode ser desde uma produção audiovisual ou junto ao texto de uma publicação.

Enquanto “easter eggs” são imagens ou textos que são encontrados em uma cena de produção audiovisual ou quadrinhos.


Já referência é algo mencionado ou mostrado por personagens, de um assunto fora de seu próprio universo ou de outro.

Um bom exemplo de citação é o que é visto na série ‘Criminal Minds’ ao fim dos episódios, quando um trecho de determinado livro é declamado.

Já em relação aos “easter eggs”, alguns dos mais legais são os vistos nas produções da Pixar, onde personagens de uma produção antiga do estúdio é “escondido” em uma cena de um filme novo, como o Nemo de ‘Procurando Nemo’ e o Woody de ‘Toy Story’ que são vistos no quarto da pequena  Boo, como brinquedos da menininha, em ‘Monstro SA’.

Quanto ao exemplo de referência, vemos bem nas divertidas conversas dos membros do time Marvel dos Vingadores. Tanto que o alvo das mais divertidas brincadeiras é o Capitão América, o qual na maioria das vezes não entende as referências.


No entanto, referências criativas são vistas em uma das produções recordistas de referência, ‘Supernatural’. Uma série de TV que na maioria dos roteiros de episódio faz alguma referência a séries, livros e filmes.

Uma ótima das mais recentes é quando Dean volta de uma caçada e está com um taco de baseboll com arame farpado. Ele diz que é a arma favorita do já falecido pai. Porém o taco é uma referência ao trabalho atual do ator que fazia o pai de Dean, que atualmente está na série ‘The Walking Dead’.

Já a série ‘Os Simpsons’ em quase 30 anos de produção tem referências das mais variadas e moldadas de acordo com a época.

Referências criativas e também das mais inspiradoras, que fazem rir e pensar ao criticar como certas ações e situações são vistas, como aconteceu recentemente no episódio que faz referência a ‘Jogos Vorazes’.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 08/05/2017 às 5:03






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.