7min. de leitura

Reiki: a harmonização entre as nossas energias e as do Universo

Hoje falaremos do Reiki, uma prática criada/decodificada pelo Sensei Mikao Usui.



Essa é uma técnica japonesa e tem em suas raízes influências Tibetanas, do Taoísmo, Budismo Tendai e Medicina Chinesa. É um método natural que visa equilibrar a saúde física, emocional, mental e espiritual, e com isso traz incontáveis benefícios à saúde, entre eles: melhorar o sistema imunológico e promover bem-estar. Além disso, a técnica que não causa danos nem dores e nem possui consequências negativas. Afinal o método é baseado na harmonização entre as nossas energias e as do Universo. Eu me apaixonei pela técnica aos 15 anos, quando recebi meu primeiro atendimento. E, há cerca de 1 ano, fiz o curso para me tornar reikiana.

O que é Reiki?

Reiki é uma palavra japonesa que representa a união de duas energias: Energia Cósmica Universal (Rei) e Força Vital (Ki). É considerado uma terapia alternativa complementar e sua técnica se baseia na canalização da energia luz a ser aplicada através da imposição de mãos por um profissional reikiano. Não está relacionada a nenhuma religião, é uma energia de cura sendo o Sol o maior doador de energia vital.

Tudo a nossa volta possui energia. Pessoas, plantas, animais e mesmo os objetos possuem seus campos energéticos. A Energia Vital Ki é a força responsável pela vida em torno de todos os seres vivos independente se mineral, vegetal, animal ou hominal. E, no Reiki, essa força atua sobre nosso sistema bioenergético.


Os corpos sutis

O sistema bioenergético humano é composto pelo corpo físico, 7 Corpos Sutis, Aura, Chakras e Meridianos. Os Corpos Sutis (Causal, Celestial, Etérico Padrão, Astral, Mental, Emocional e Etérico Físico)  são os campos magnéticos que irradiamos – pense neles como uma energia que envolve nosso corpo. Nossa Aura é a interrelação entre os Corpos Sutis e o nosso corpo físico. Ela possui uma forma ovalada que nos envolve e transmite uma luz que pode se estender por muitos metros. Chakras são pontos energéticos em formato espiralado que permite o remanejamento ou a troca de energias entre os corpos sutis e o físico.

Possuímos milhares de chakras espalhados pelo nosso corpo, todos muitos importantes para o funcionamento do nosso sistema bioenergético. Eles estão ligados uns aos outros transmitindo energia para todo o corpo através dos meridianos. Os 7 chakras mais conhecidos são: Coronário, Frontal, Laríngeo, Cardíaco, Plexo Solar, Sexual e Básico). Os Meridianos são os canais energéticos que formam um circuito entre os chakras e também sobre os órgãos a eles associados.

Como o Reiki pode nos ajudar?

Atualmente, vivemos em um mundo estressante o qual possui muitas notícias tristes, problemas políticos e econômicos, negativismo e muitas doenças e isso nos afeta diretamente pois emitem uma energia vibratória baixa e podem gerar pensamentos e sentimentos negativos o que leva ao entupimento dos nosso chakras. Esse entupimento acaba debilitando a nossa receptividade de energia vital, que como dito, é fundamental para o funcionamento de nosso corpo. Então, quando não conseguimos receber essa energia vital, podemos adoecer, sentir dores ou mesmo baixar o padrão da nossa vibração energética.


É neste momento que entra o Reiki. A técnica implica na limpeza e harmonização dos chakras e consequentemente irá limpar e harmonizar também o nosso campo energético. Com o nosso campo limpo e os nossos chakras funcionando corretamente, a energia vital conseguirá percorrer todo o nosso corpo e, com isso, nosso sistema imunológico ficará mais forte. E certamente, com o nosso sistema imunológico fortificado o riscos de adoecer baixam bastante.

Existem outros benefícios causados pelo Reiki, mas não conseguiríamos listar todos aqui. Caso você tenha se interessado pela prática e queira receber o Reiki, nós indicamos que procure profissionais qualificados na sua cidade.

Afinal, Reiki é para todos?

O Reiki está ao alcance de todos, crianças, adultos, idosos, pessoas saudáveis ou doentes. Assim , todos podem receber o Reiki e também podemos nos tornar reikianos e, então, aplicar esse método de cura. Para ser um canal, é preciso fazer os cursos ministrados por mestres qualificados.

5 princípios do Reiki

Então, para finalizar, seguem os 5 princípios do Reiki para inspirá-lo. São 5 frases selecionadas por Mikao Usui. Elas ajudam a trazer sua mente para o aqui e agora e mudar seu padrão vibratório. Afinal Usui acreditava que, para a cura física ser efetiva, é preciso ter a cura mental, também, e por isso incluiu esses princípios na técnica. Basta repetir as frases abaixo ao acordar e antes de dormir. Ao repetir esses comandos para a nós mesmos, é possível elevar o nossa vibração.

Só por hoje, não sinta raiva.

Só por hoje, não se preocupe.

Só por hoje, seja grato.

Só por hoje, trabalhe honestamente.

Só por hoje, trate com gentileza todos os seres vivos.

Os princípios são baseados no hoje, pois as mudanças e as melhorias que queremos só podem ser feitas no agora, não no passado ou no futuro.

Esperamos que tenham gostado da técnica e em breve voltaremos para contar sobre outras técnicas para vocês. Gratidão!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: deagreez/123RF Imagens.

Você sabia que O Segredo está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.