7min. de leitura

Reiki – conheça os seus benefícios e efeitos colaterais, e saiba quando esse tratamento não é indicado

O reiki, conhecido como a cura pelas mãos, é uma relaxante terapia energética. Seus benefícios são sentidos por muitos pacientes.


Apesar de ser uma medicina alternativa, seus efeitos foram investigados cientificamente e sua eficácia no controle da dor e do estresse comprovada.

Mas, será que há efeitos colaterais? Quando não devo fazer o reiki? Descubra nesse artigo o que os especialistas do Astrocentro separaram para você!

Efeitos colaterais do reiki

Cientificamente, apenas uma reação negativa ao reiki foi verificada: uma criança tratada pela terapia teve queda nos níveis de oxigênio no sangue. Mas, de modo geral, o que acontece é que, após um tratamento com essa terapia, o corpo do paciente começa a trabalhar muito intensamente para se curar.


Para isso, o organismo tende a limpar-se de toxinas, o que gera os efeitos colaterais do reiki. Entre eles, estão: dor de estômago, indigestão, diarreia e dor de cabeça. No entanto, as sensações desagradáveis dessa limpeza desintoxicante dura apenas um ou dois dias.

Outro efeito colateral é emocional, já que a desintoxicação realizada pelo corpo também consiste na liberação de sentimentos e pensamentos não úteis para a saúde do paciente. O desenvolvimento de uma dependência psicológica do curador do reiki também é possível, mas sobre esse efeito colateral não há evidências científicas.


Limitações e advertências

É importante ressaltar que, apesar dos inúmeros benefícios do reiki, ele é um tratamento complementar, ou seja, não pode ser usado para substituir tratamentos de saúde convencionais nem para adiar a consulta ao médico.

Quando não posso fazer reiki?

Não é aconselhado fazer reiki em fraturas, pois há chances de que o osso se regenere no local errado. Outra situação em que deve ser evitado é no combate a doenças bacterianas, virais ou em processos inflamatórios. Quando o reiki é aplicado em um foco de bactérias, por exemplo, esse foco pode se harmonizar e se amplificar.

Benefícios do reiki

Apesar dos pequenos efeitos colaterais do reiki, os benefícios dessa terapia compensam alguns desconfortos para ter o corpo curado e saudável.

1. Promove harmonia e equilíbrio

O reiki é uma terapia não invasiva, que atua diretamente na restauração do equilíbrio do corpo em todos os seus níveis. Esse equilíbrio consiste em manter em harmonia o cérebro esquerdo e direito, o masculino e feminino, mente e emoção. Ajuda o corpo a liberar o estresse e a tensão ao criar um relaxamento profundo. Relaxa todo o corpo, deixando os pacientes mais leves e tranquilos. Assim, um efeito colateral do reiki positivo é o sono. É uma delícia dormir tranquilamente após uma sessão.


2. Dissolve bloqueios de energia

Em todo organismo vivo, circulam muitas energias, no entanto, nossas ações, pensamentos e sentimentos, como medo, culpa ou raiva, e energias negativas do ambiente podem nos causar bloqueios energéticos. E bloqueios de energia são responsáveis por diversas doenças físicas. O reiki nos ajuda a dissolver esses bloqueios, facilitando a cura do nosso corpo.


3. Promove o equilíbrio natural de mente, corpo e espírito

Como o tratamento faz com que o paciente fique mais calmo e sereno, consequentemente, ele fica menos estressado no dia a dia. Esse equilíbrio da mente numa vibe no stress melhora o aprendizado, a memória e a clareza mental.


4. Ajuda o corpo a se purificar de toxinas

Como explicamos anteriormente, o reiki faz com que o corpo entenda que, para se curar, é necessária uma desintoxicação, assim, não apenas nosso corpo começa a se purificar das toxinas, mas também a nossa mente.


5. Fortalece o sistema imunológico

Essa terapia alternativa lembra ao nosso corpo suas habilidades de autocura, o que se refletirá diretamente em nosso sistema imunológico.


6. Melhora o foco ao limpar a mente

O reiki nos ajuda a nos manter no momento presente, evitando que nossa mente sofra com arrependimentos por ações do passado ou nos deixe ansiosos em relação ao futuro.


7. Ajuda a dormir melhor

O principal benefício desse tratamento é o relaxamento e, quando relaxamos, dormimos melhor, nosso corpo tem mais energia para trabalhar em sua cura e nossos pensamentos têm melhor clareza. Muitos clientes ficam tão relaxados que dormem profundamente no meio da sessão mesmo.


8. Acelera a capacidade de autocura do corpo

A autocura é outro importante benefício do reiki. A terapia faz seu corpo se mover na direção certa, melhorando a respiração, os batimentos cardíacos e a pressão arterial. Quando tudo isso está funcionando em perfeita sincronia, o corpo consegue se concentrar em sua autocura.


9. Alivia as dores físicas

Os pacientes que se submetem ao reiki rapidamente sentem a redução de suas dores físicas, como enxaqueca, artrite e ciática. O tratamento também alivia os sintomas da asma, fadiga crônica, menopausa e insônia.


10. Ajuda no crescimento espiritual e na limpeza emocional

O reiki é capaz de criar mudanças profundas nas pessoas. Após uma sessão, o paciente enxerga com melhor clareza a resolução de algo difícil, por exemplo. A terapia também inspira a mudanças de atitude ou crenças – os pacientes conseguem enxergar a vida sob uma nova perspectiva, de forma mais positiva.

 

Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123RF Imagens.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.