Reiki e o bem-estar: alívio dos sintomas da depressão

6min. de leitura

O tratamento proporciona equilíbrio físico, manifestando-se por um bem-estar, equilíbrio, vitalidade, relaxamento e sono tranquilo.



A depressão está se tornando uma causa cada vez mais comum de muitas doenças; um número constante de pessoas frequenta consultórios com uma variedade de sintomas de depressão.

Caracterizada por uma tristeza profunda e prolongada, perda de interesse por atividades comumente percebidas como agradáveis, falta de confiança, perda de energia ou cansaço excessivo, grande sensação de vazio, insônia e irritabilidade, a depressão se distingue das alterações habituais de humor pela gravidade e permanência dos sintomas. Uma vez alojada, é uma enfermidade que lança raízes tão profundas na mente que podemos dizer que a sua erradicação é um grande desafio para o indivíduo.

O número de pessoas afetadas não só pela depressão, mas por doenças, como ansiedade e estresse, tem crescido cada vez mais, e infelizmente grande parte está relacionada ao estilo de vida adotado na era digital.


Estamos constantemente sob pressão, em casa e no trabalho, e a cada dia surgem novas distrações, como redes sociais, aplicativos e tendências do mundo digital.

O uso do smartphone significa para muitos um refúgio da realidade do mundo “lá fora”. Por isso, acabam se chafurdando por horas em atividades na internet, o que acaba ocasionando angústia depois do uso do aparelho. Em outros casos, o uso do smartphone, para muitos, significa que o expediente não se encerra às 18 horas, como antigamente pois, em muitas profissões, espera-se que os empregados estejam à disposição para resolver problemas praticamente 24 horas por dia.

A vida de cidade grande está cada vez mais acirrada. Como a maioria das pessoas vive no modo automático, muitos padrões nocivos e exigências impostos pela sociedade vão passando despercebidos e inconscientemente aceitos como normais.

Muitos de nós não temos sensibilidade necessária para perceber que inúmeros sintomas que nos afetam são causados pela depressão ou que a depressão pode, pelo menos, contribuir para isso. Podemos inclusive negar que talvez soframos desse mal do século, pois nos consideramos imunes a ele.


A negligência em considerar a possibilidade de estarmos afetados pela depressão leva naturalmente à recorrência dos sintomas. Se continuarmos a tratar a depressão como tabu ou doença que, para muitos, é “frescura” e não encararmos os fatos, tendo em vista as futuras proporções relacionadas a ela em nível mundial, sofreremos em dimensões superiores.

“Não se queira curar a parte sem tratar o todo. Não se queira curar o corpo sem tratar também a alma… Esse é o erro dos nossos dias: os médicos separarem a alma do corpo.” (Platão, filósofo grego, 427-347 a.C.)

Vale salientar que o acompanhamento de um médico especializado na área é fundamental para combater a depressão; em nenhuma hipótese, deve-se abandonar o tratamento da medicina alopática para se tratar apenas com a medicina alternativa. Na realidade, a combinação de ambas as medicinas é o ponto aonde eu gostaria de chegar. Inclusive, para saber como e por que fazer essa combinação, indico a leitura do livro “O médico quântico”, do Dr. Amit Goswami.

A energia reiki

O organismo humano é considerado ligado diretamente ao Universo por meio da troca de energia e consciência, a essa energia chamamos de Ki, um elo entre os aspectos físicos, fisiológicos e psicológicos do ser. Ki é a energia proveniente do ar que respiramos, do sol, dos alimentos e do sono. Na China, é chamada de Chi e na Índia, de Prana. Podemos chamar também de energia ou força vital. Durante a iniciação no reiki, o indivíduo é religado àquilo que chamamos de Rei, energia cósmica universal. O Rei representa a sabedoria divina, o Todo, a Fonte.

O reiki não possui dogmas, rituais ou conceitos filosóficos, não está relacionado a nenhum tipo de crença ou religião para promover a cura. Reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pode ser empregado em conjunto com outros procedimentos e terapias, expandindo os efeitos positivos, sem apresentar efeitos colaterais ou indesejados.

O reiki é uma terapia integral, pois harmoniza o corpo físico, equilibra as emoções e a mente. Por intermédio das mãos do terapeuta reikiano, dá-se a transmissão da energia vital, proporcionando paz e regeneração integral (espiritual, mental, emocional e físico). O reiki auxilia no processo de libertação de bloqueios emocionais causadores da depressão, aumentando a atitude positiva do indivíduo.

O tratamento proporciona equilíbrio físico, manifestando-se por um bem-estar, equilíbrio, vitalidade, relaxamento e sono tranquilo. Após inúmeras sessões de reiki, o emocional é reforçado para compreender a causa da depressão. A recuperação muda de acordo com os fatores: a gravidade e a natureza do problema de saúde, a idade e as condições físicas do paciente.

Mais uma vez, a terapia reiki não dispensa o tratamento médico, tampouco pretende substituí-lo.

 

Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: microgen/123RF Imagens.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.