A rejeição deixa de ser dolorosa quando a encaramos de forma diferente:

6min. de leitura

‘Você é ótima. Mas …’



Talvez seja normal ouvirmos frases de rejeição ao longo do tempo. Sempre que ouvimos a palavra ‘mas’, sabemos que o resultado vai nos decepcionar.

Podemos ser rejeitados em muitas ocasiões: quando chamamos alguém que gostamos para sair, quando não conseguimos o trabalho pelo qual sonhamos, ou simplesmente quando nossos amigos recusam nossos convites para determinada ocasião.

A resposta “não”, nos faz pensar muito. Eu fiz algo errado? Não sou bom o suficiente? Essa palavra pode até mesmo causar-nos dor.


Ser rejeitado é realmente horrível. Mas é algo que acontece de tempo em tempo. Por isso é importante aprendermos a lidar com a rejeição.

Sentimo-nos tristes porque não sabemos o que a rejeição representa verdadeiramente

Pense na última vez em que foi rejeitado. Como você reagiu a isso?

A reação mais imediata após ter sido rejeitado, muitas vezes é se sentir chateado e frustrado. As pessoas tendem a levar a rejeição para o lado pessoal e não se acharem boas o suficiente. As dúvidas surgem, e muitas vezes a autoestima é diminuída.


Isso não tem nenhuma utilidade para encontrarmos o caminho certo. Também mostra claramente que as pessoas não entendem o que significa rejeição.


A rejeição pode significar incompatibilidade de valores

Muitas vezes a rejeição surge quando você não compartilha os mesmos valores, crenças ou personalidade com seu parceiro ou emprego dos sonhos. Um menino introvertido tem mais chances de ser rejeitado por uma menina extrovertida se ela está à procura de alguém como ela para ser seu parceiro. E um editor de mídia social ser rejeitado por um editor de jornal tradicional também não é difícil. Isso simplesmente acontece porque vocês não compartilham a mesma crença.


Rejeição pode significar falta de compreensão

Leva algum tempo para realmente conhecer uma pessoa. Mas em uma entrevista, o entrevistador só tem um tempo limitado para conhecê-lo. Como você pode realmente entender uma pessoa em apenas 30 minutos? Então o entrevistador só pode dizer se você é um candidato adequado baseado em sua percepção superficial. Se você está muito nervoso ou com dificuldade de ser natural, não pode mostrar quem realmente é. Então, às vezes o rejeitado não é o verdadeiro você, mas sua imagem criada durante o momento de estresse.


A rejeição não é apenas sobre você, mas também sobre o rejeitador

Uma entrevista não é como um exame. Às vezes, ser rejeitado não significa que você não está no topo da lista. Talvez você tenha sido rejeitado porque você é bom demais para o trabalho. O entrevistador pode se sentir inseguro em aceitá-lo. Uma pequena empresa não pode contratar alguém que tem um grau de doutorado para ser recepcionista. Seu potencial parceiro pode sentir que não merece alguém como você. Rejeição não é só sobre você, é também sobre quem te rejeita.


A rejeição pode ser uma bênção disfarçada

As pessoas não são rejeitadas porque não são boas o suficiente para alcançar o padrão. É sobre a adequação. Toda vez que você é rejeitado, isto diz-lhe que o trabalho, a pessoa, ou qualquer coisa que você ansiava não é adequada para você. Isso te ajuda a filtrar o que não combina com você. Ser rejeitado pode ajudá-lo a encontrar o seu melhor ajuste.


Quando percebemos que há muitas possibilidades para a rejeição, aprendemos a não a levar para o lado pessoal. Mas o que ainda nos incomoda é como nos livrarmos do ciclo negativo.

E aqui está o que você pode fazer:

Desviar a atenção da rejeição

Você não pode ser realmente feliz quando se sente rejeitado. Então o primeiro passo é lidar com a atenção. A frustração que você sente é horrível, mas é importante desviar sua atenção da rejeição fazendo algo que você gosta ou simplesmente descansando: fazer uma caminhada, tirar um cochilo, ou ter uma boa refeição. Isso ajuda a recarregar-se fisicamente e mentalmente.


Reformular a rejeição

O período de descanso ajuda a limpar sua mente e ver as coisas de forma mais objetiva. E agora é hora de você reformular a rejeição. Não se concentre no fato de que você está sendo rejeitado, veja a situação de outra perspectiva. Dessa forma você estará enquadrando a rejeição como algo não pessoal.


Aprenda com a rejeição

Rejeição é sempre útil para ajudar a identificar o que é mais adequado para você. Quando você é rejeitado, isso significa que pode não ser adequado para aquilo que quer. Você pode procurar outras alternativas que se encaixem melhor.

Mas se insistir que essa é a melhor opção, deve aprender com a experiência. Se a pessoa que você gosta se recusou a sair com você, pergunte o motivo. Talvez você tenha dito algo errado, ou talvez aborreceu a pessoa de alguma forma.

________

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Life Hack

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.