Resiliência: a vida é cíclica, é um eterno movimento de expansão e recolhimento

3min. de leitura

A vida é cíclica, portanto, um eterno e incansável movimento de expansão e recolhimento. As coisas vão acontecer de qualquer forma, coisas ruins e boas passarão por nossas vidas. Praticar a resiliência diz respeito a como vamos encará-las. 

Muito se fala sobre resiliência nos dias atuais, principalmente nas organizações. Mas afinal, o que é resiliência? É uma característica nata ou uma competência que pode ser aprendida e desenvolvida ao longo da vida?



Resiliência é um termo inicialmente advindo da física que se opõe a expressão “estresse” e que diz respeito a capacidade de lidar com pressões e situações adversas. Um indivíduo resiliente é alguém que reage às adversidades positivamente, sem perder o equilíbrio emocional, psicológico e até mesmo físico.

Todo e qualquer ser humano, em algum momento ou situação, não consegue agir de forma equilibrada e positiva, mas todas as pessoas têm um grau de resiliência que as permite administrar as adversidades cotidianas.

Acredito plenamente que a resiliência pode ser aprendida e aprimorada através do autoconhecimento, das experiências vividas e da formulação de novas crenças.

Por isso, é necessário aprender diariamente como ser mais flexível, como ter uma visão mais analítica dos fatos e por fim, acreditar que não podemos mudar os acontecimentos, mas certamente nossas atitudes frente a eles.


A vida é cíclica, portanto, um eterno e incansável movimento de expansão e recolhimento. As coisas vão acontecer de qualquer forma, coisas ruins e boas passarão por nossas vidas. Praticar a resiliência diz respeito a como vamos encará-las.

Em decorrência de tudo o que já vimos, ficam as seguintes perguntas: Como você reage em tempos adversos? Como age quando os problemas insistem em bater a sua porta? Você é alguém que diante de um problema foge ou enfrenta?

Lembre-se! O seu nível de resiliência determinará se terá ou não sucesso nas diversas áreas da sua vida.


O caminho para o sucesso não é linear, nem tão pouco tranquilo. Ele é resultado de inúmeras quedas e derrotas, por isso a resiliência é extremamente importante.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123RF / Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 04/04/2019 às 6:40






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.