5min. de leitura

Respeitar é considerar sua opinião apenas uma possibilidade entre muitas outras

Quando todos se respeitarem, o mundo será leve…

Em um mundo tão grande, há espaço para todas as crenças, ideologias e filosofias. Você já parou para imaginar que existem milhões e milhões de diferentes opiniões sobre tudo?


Pedidos e mais pedidos de paz ao redor do mundo, quando o primeiro passo, o primeiro mesmo, deve ser o respeito. Quem respeita não agride, não fere, não guarda rancor.

Acredite, a vida fica mais leve quando você aceita que todos à sua vontade têm o direito de ter suas próprias opiniões sobre qualquer coisa e você as suas. Quando todos se respeitarem, o mundo será leve.

Saber concordar

Você já concordou com algo, mesmo sem concordar, apenas para cortar o assunto? Para muitos, isso pode ser errado, mas para você pode ser o caminho da paz. Abrir mão de certas coisas, favorece ao seu equilíbrio emocional. Torturar-se e trilhar caminhos de brigas e mais brigas chega a ser insuportável para sua saúde. Cada situação está sujeita a interpretações, baseadas em experiências, em crenças e é preciso ouvir e entender as possibilidades. Você não vai concordar com alguém que o prejudica, mas você pode conviver com o respeito de alguém pela sua maneira de pensar.



Saber encontrar soluções, quando necessário

Você já sabe que sua mente não pode ser um depósito dos problemas alheios, então pense também que você não precisa ser o herói do mundo e resolver tudo sozinho. Respeite seu papel na humanidade no presente, viva o agora e busque soluções somente de problemas que afetam diretamente sua vida. Quando você busca melhorar o que está ao seu redor, as pessoas passam a fazer o mesmo, e assim outras e outras. Não espere que você acabará com uma guerra que acontece do outro lado do mundo. Dentre as culturas que nosso mundo guarda, todas elas têm sua parcela de radicalismo umas com as outras, por deixarem de lado que mil interpretações podem surgir da mesma obra de arte, por exemplo.


Saber ser gentil

Gentileza gera gentileza, você concorda com isso? Pratique, acima de tudo, o respeito pelas coisas, pelas outras pessoas e pelos acontecimentos. Respeitar quem, às vezes, não é gentil com você, mas você nem imagina o que pode ter acontecido aquela pessoa. Saber perguntar: por que chora? O que o aflige? Em que posso ajudar? Na maioria das vezes, para melhorar o dia de alguém, basta que se ouça essas perguntas. O respeito com a dor do próximo é um grande passo para uma humanidade livre da violência.


Saber respeitar, de fato

Quando criança, você escutava: “Respeite os mais velhos. Respeite o professor, respeite”. O quão você respeita hoje? Você escuta, você aceita outras religiões? Você aceita opções, sejam quais forem, diferentes da sua? Você respeita outras etnias? Ninguém consegue respeitar o outro, antes de se respeitar. Você se respeita quando se olha no espelho e enfrenta seus medos, seus desafios? Seu ego permite que você respeite seus defeitos? A era do desrespeito online gratuito gera cada vez mais ódio, caos. Respeitar outras culturas tornou-se um desafio, porque a cada semente de ódio plantada na internet são milhões formando opiniões sobre tal. Ninguém planta o respeito hoje, onde ocorre uma explosão de julgamentos.


Respeitar é perceber que cada pessoa tem direito de escolher ser quem ela realmente é, na sua forma de pensar, de opinar, de sentir, de agir e inclusive nos seus gostos e preferências de vida.

Compartilhe esse texto com as pessoas que você respeita e que o respeitam, deixando assim a vida mais leve.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: gstockstudio / 123RF Imagens





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.