4min. de leitura

Respeito a pessoa que sabe se desculpar, ao invés de encontrar justificativas para ter razão

Substitua  as justificativas pelo pedido de desculpa e pela mudança de atitude. Ninguém chega muito longe na vida sem assumir a responsabilidade por suas ações.


O valor dos pedidos de desculpa está se perdendo com o tempo. Cada vez mais as pessoas desconsideram o ato de enxergar quando estão erradas e se desculpar com aqueles que magoaram, e isso é algo muito sério.

Somos seres imperfeitos, e ainda que nos esforcemos para manter uma boa conduta e conservar relações saudáveis e recíprocas com todos os que estão ao nosso redor, por muitas vezes fazemos escolhas erradas que nos afetam e a quem está ao nosso lado.

No entanto, os erros não são vilões. Precisamos mudar a nossa opinião sobre eles. Errar não é um sinônimo de fraqueza ou incapacidade, é apenas uma prova de que somos humanos e que erramos tentando acertar. Nós somos seres falhos, e não podemos fugir dessa realidade.


Aqueles que investem o seu esforço na tentativa de viver uma vida sem erros apenas enganam a si mesmos.

O grande problema não é tomar uma atitude errada, errar e magoar alguém, mas não ter a maturidade para se desculpar e, ao invés disso, tentar provar através de argumentos sem fundamento que estamos certos e que todo mundo deve se curvar aos nossos pés.

Não é possível construirmos uma vida feliz e harmoniosa quando permitimos que o orgulho e a prepotência dominem nossos corações ao ponto de considerarmos um pedido de desculpas uma grande afronta ao nosso caráter.

Queremos sempre ser os mais fortes e espertos, mas não conseguimos compreender que a maior demonstração de força não acontece quando não erramos, mas quando somos capazes de aceitar as nossas falhas e aprender com elas.


As pessoas mais importantes que temos em nossas vidas não são as perfeitas, até porque elas não existem, são aquelas que nos amam e respeitam o suficiente para assumir a responsabilidade quando nos causam algum mal ou tornam nossas vidas um pouco mais complicadas.

Nunca estaremos livres das falhas, elas fazem parte de nosso crescimento, mas sempre podemos mostrar que somos muito mais do que nossos erros.

Substitua  as justificativas pelo pedido de desculpa e pela mudança de atitude. Ninguém chega muito longe na vida sem assumir a responsabilidade por suas ações. As justificativas são apenas uma maneira de tentar fugir dos próprios erros, e uma pessoa que não assume que é imperfeita nunca poderá evoluir, porque a evolução é um resultado da consciência da necessidade de aperfeiçoamento.

Um pedido de desculpas pode transformar nossas vidas, trazer mais felicidade, prosperidade e alegria. Ele alivia o peso sobre nossas costas e traz aos outros a paz que eles precisam.

Pedir perdão cura nossas almas e nos  prepara para o melhor da vida, é o melhor presente que podemos dar a nós mesmos.


Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: asife/123RF Imagens.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.