ComportamentoRelacionamentos

Respeito, confiança e comprometimento. O tripé das relações.

Respeito confiança e comprometimento. O tripé das relações. 1

Respeito, confiança e comprometimento. O tripé das relações.



No trabalho escolhemos a atividade, mas nem sempre a equipe, pessoas com quem vamos trabalhar, e por esse motivo fica mais difícil nos relacionarmos.

A superficialidade das relações nos levam a um estado de alerta diário e com rara exceção fizemos amigos a partir dessa ligação.

Mas, independente de estarmos envolvidos emocionalmente, temos que manter um nível aceitável de relacionamento visando um ambiente favorável para que possamos desenvolver nossas atividades.


Analisando o que há de errado nas relações (ou equipes) que não prosperam, surge então o tripé das relações, no sentido amplo, (casamento, trabalho, amizade etc…)

Respeito, confiança e comprometimento.

Inconscientemente ou não, nossas expectativas com relação a pessoas passam por esse tripé, esperamos delas respeito, confiabilidade e comprometimento.

Quando uma dessas condições não é atendida, gera uma frustração, que interfere diretamente no desenvolvimento das atividades em equipe, passamos a individualizar nossas ações e esquecemos que o trabalho em equipe só progride só é um sucesso quando  há respeito, confiança e comprometimento de todos os envolvidos em prol dê.


Respeitar vai além do calar-se diante de um confronto: Respeitar é mostrar-se , revelar-se, é reconhecer a fraqueza e a força do outro.

Confiança e quando podemos descansar no outro, é o olhar que encontra acolhida, que encontra  resposta, que encontra a cumplicidade.

Comprometimento é o querer transformado em ação.

Os relacionamentos não limitam-se ao eu e sim ao nós e saber quando devemos sermos nós em detrimento do eu,  faz toda a diferença em uma equipe.


A partir destas atitudes podemos ter relacionamentos mais saudáveis e um trabalho em equipe produtivo.

Pessoas inteligentes lidam com pessoas tóxicas assim:

Artigo Anterior

A sua sorte começa agora!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.