3min. de leitura

“Respeito pelos animais” é o novo assunto ensinado em algumas escolas na Espanha

As escolas primárias e secundárias de Aragão, na Espanha, incluirão em sua grade de matérias a disciplina “respeito aos animais” ação que faz parte do programa Mundo Animal.

O respeito, amor e cuidado pelos animais é um tema que está se tornando cada vez mais popular em nossa sociedade. As pessoas estão compreendendo que compartilhamos o mundo com esses animais e que não somos superiores, somos como eles e todos compartilhamos os mesmos direitos.


A mentalidade de que os animais devem sofrer para nossa conveniência já está sendo superada por muitos, que agora passam a lutar pelos seus direitos. É muito mais interessante quando essa renovação de pensamento vem desde o berço, assim as crianças já nascem sabendo que devem amar e respeitar os animais, não precisam se tornar adultas para aprender a lição.

Algumas escolas na Espanha já dão um bom exemplo para os alunos, incentivando uma convivência saudável entre humanos e animais.

As escolas primárias e secundárias de Aragão, na Espanha, incluirão em sua grade de matérias a disciplina “respeito aos animais” ação que faz parte do programa Mundo Animal.

Os conhecimentos sobre os animais serão alinhados com as idades dos alunos, para que o ensino seja mais eficaz. Os alunos menores começarão aprendendo “fauna urbana no ambiente escolar”, e depois dessa primeira lição entenderão mais sobre emoções animais e depois vida animal.


Quando já tiverem passado por todas essas fases, as crianças analisarão os sentimentos e os respeito por esses seres. Uma maneira muito inteligente de incentivar o conhecimento logo cedo.

A ideia desse projeto foi Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Aragão, que deseja que as crianças aprendam que é possível conviver de maneira saudável com outros seres vivos.

Além disso, desejam incentivar o cuidado responsável sobre os animais e promover a empatia com a vida desses seres.

Foi assegurado pelo Departamento de Educação que o ensino para as crianças não incluirá temas como touradas, caça ou pesca, mas que as crianças serão ensinadas a respeitar a todos os animais.


Uma ideia fantástica, que certamente ajudará a criar pessoas mais preocupadas com os animais e ativas em relação aos seus direitos. Um investimento em uma sociedade mais empática e respeitosa. Que esse grande exemplo se espalhe!

O que você achou da iniciativa? Comente sua opinião abaixo e compartilhe a notícia em suas redes sociais!


Direitos autorais da imagem de capa: Rocio Preciado/Rex Features / AP





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.