ColunistasMeditação

Respiração diafragmática e controle da ansiedade:

A respiração diafragmática é um dos recursos mais importantes que dispomos para aliviar nossa ansiedade. Ela pode ser realizada em qualquer local, sentado ou deitado, de olhos abertos ou fechados. fazendo ao menos cinco minutinhos, já percebemos uma grande diminuição da intensidade de nossa ansiedade.



Esta respiração pode ser usada em diversas situações de ansiedade e crise de pânico. Quando estamos com insônia e dificuldade para relaxar antes de dormir, podemos fazê-la de olhos fechados e já deitados, que provavelmente dormiremos em algum momento sem perceber.

Ao conseguirmos fazer com que esta respiração vire um hábito diário em nossas vidas, sem dúvida, nossa qualidade de vida irá melhorar devido a diminuição de nossa ansiedade e, consequentemente, redução de pensamentos ansiosos.

Vamos aprender e colocar em prática?


Respire devagar em 3 tempos, contando mentalmente até 3, faça isso enquanto respira pelo nariz, estufando a barriga enquanto conta. Depois solte o ar pela boca lentamente no dobro do tempo, contando mentalmente até 6 enquanto encolhe a barriga. Repita esta respiração por 5 ou 10 minutos e já perceberá um grande relaxamento. Sua ansiedade terá baixado nitidamente.

Esta respiração pode ser feita inclusive durante uma prova, quando percebemos que estamos nervosos e tendo “brancos”.

Outra técnica de relaxamento bastante ensina em terapia cognitivo-comportamental é o relaxamento muscular progressivo de Jacobson. Nela você vai tensionando cada musculo do seu corpo e depois relaxando um por um de forma sistematizada seguindo um roteiro. Este relaxamento é uma das mais pesquisadas formas de relaxamento.

Necessário se faz aprender a relaxar diariamente os principais músculos do nosso corpo para aliviar a tensão que fica acumuladas no nosso corpo.


Diferentemente da respiração diafragmática, que pode ser realizada em qualquer local, o relaxamento muscular progressivo requer um lugar mais calmo onde não seremos incomodados.

Psicologia e espiritualidade:

Artigo Anterior

Retrospectiva de uma louca…

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.