4min. de leitura

Respiração: fonte de vida!

Quanto mais ampla a respiração de um ser humano, mais rica sua realidade!


O campo de batalha é o nosso corpo. Quanto mais ampla a respiração de um ser humano, mais rica sua realidade.

Se você quiser mudar seu destino, trabalhe sua respiração. Respirar é movimento e movimento é vida!

Dedique um tempo para respirar!  Não existe nada mais próximo e, ao mesmo tempo, mais desconhecido e misterioso que nossa própria respiração.

Vivemos numa bolha de ar e, apesar de estarmos emergidos neste elemento, ingerimos, ou melhor, introduzimos nos nossos pulmões uma quantidade insuficiente de oxigênio. Respiramos uma quantidade de ar dezenas de vezes menor do que nos é necessário, ou seja, uma sub respiração. Em consequência, algumas partes do nosso organismo recebem a provisão inadequada de oxigênio e são subnutridas.


O oxigênio ajuda na regeneração de órgãos, somos poluídos e precisamos da limpeza que vem através do oxigênio em fartura. Para isso precisamos dedicar tempo para reaprender a respirar de forma plena e educar, num treinamento, a forma de inserir as grandes quantidades de oxigênio que, na verdade, nosso organismo exige.

Existem vários exercícios para reaprender a respirar, porque vivemos numa respiração asfixiante e insuficiente.

Todo exercício de respiração profunda não pode ser feito de forma mecânica, só intencionalmente.

O primeiro e mais simples é aquele que sentados ou deitados de forma confortável, com uma roupa confortável, o diafragma liberado.  Respiramos em 2 tempos, inspiramos o ar e expiramos vagarosamente, por alguns minutos. Em seguida, continuando o exercício, respiramos em 4 tempos, sentimos o ar entrar, sentimos o pulmão cheio de ar, sentimos o ar sair, sentimos o pulmão vazio. (Contando até 3, em cada etapa) e assim começamos a lembrar que respiramos.


Saindo do automatismo, para uma respiração profunda e consciente, expandida até que todo nosso corpo, cada órgão, músculo, fibra e célula, até o último átomo, seja oxigenado e banhado pelo nosso ar, nosso sonho de SER! O nosso sonhar tem todo poder para estabelecer como realizado cada objetivo, que seja o reaprender a respirar.

Precisamos ser persistentes, porque a dor do esforço exigido para modificar qualquer coisa é algo que ninguém quer enfrentar, e acabamos por suspender os exercícios justamente quando começa a funcionar! A vitória é a integridade do ser que acontece nas células.

A energia e o movimento que a respiração consciente cria, é umas das ferramentas usadas pelo Core Energetics, que também lança mão de exercícios físicos para mover a energia bloqueada no corpo, o que permite acessar vários sentimentos e emoções escondidas.

Então, a respiração consciente vem nos ajudar a ver quem realmente somos, onde estamos acorrentados e nos ajuda a liberar energias densas que por vezes desconhecemos que ainda estão impressas e impregnados em nós!

Por isto respiramos raso. Temos medos e inseguranças que adiamos ver. Tampouco temos disposição para encarar e liberar o que nos incomoda e dói.

Cria-se uma carcaça que nos impede cada vez mais de respirar e de ir profundamente num mergulho interno. Ficamos na superfície, numa eterna espera da morte asfixiante, pelo nosso medo de olhar para dentro.

O respirar profundamente nos trará movimento, mais energia e mais vida!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: artfotodima / 123RF Imagens





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.