7min. de leitura

Respire, nada é para sempre! A vida é feita de momentos, sejam tristes ou felizes

Na adolescência, a gente costuma eternizar tudo que acontece. Por algum motivo tudo deve durar para sempre e quando isso não é assim, acabamos deprimidos ou ansiosos.

Aos 22 anos achamos que já vivemos demais, sofremos demais e que não há ninguém no mundo que entenderia tudo que nos aconteceu até aqui – e não há! Ou melhor, não deveria ter. As nossas experiências, sejam boas ou ruins são filtros que a vida nos dá. Sim, filtros.


Se você chegou em um momento onde não faz ideia para onde ir, mas sabe exatamente para onde não quer ir – parabéns! – Você está usando muito bem o que a vida lhe oferece.

Todos nós já vimos o fim do mundo algumas vezes e no dia seguinte estava tudo bem, mas você deve concordar que também houve dias tão especiais que chegamos a sussurrar baixinho

“Deus, por favor, faça o tempo parar!”. Não é uma novidade, mas preciso lembrá-lo de que será assim até o dia em que você fechar os olhos.


No momento em que entendi (e graças a Deus foi aos 22), eu decidi escrever isso. Sim, isto é algo que quero ler a mim mesma todos as vezes que pensar em desistir, estiver feliz demais ou sentir que estou fora do meu ponto de equilíbrio. Então, come on! Espero que sirva para mais alguém.

Felicidade e tristeza são coisas que não duram para sempre. A vida é feita de momentos, sejam tristes ou felizes.

Se está feliz seja grato e, se possível, torne alguém feliz com sua felicidade. Se está triste, pense sobre o que aconteceu, chore e vá dormir. Quando acordar, continue vivendo.

O mundo pode – e vai – desabar algumas vezes, mas você é criativo o suficiente para botar tudo no lugar quantas vezes forem necessárias.


Nunca diminua o que você é para caber no mundo de alguém. Você nunca saberá quando for apenas uma peça aleatória no quebra cabeça da vida de alguém. Busque reciprocidade e quando encontrar, ame – mas só enquanto encontrar. Quando a reciprocidade acaba é hora de se despedir.

Você nunca estará sempre certa. Cada pessoa percebe o mundo de uma forma e ninguém é obrigado a ver as coisas como você vê. Seja flexível, respeite acima de tudo todas as pessoas – inclusive as que você acha idiota.

Você nunca vai ser o melhor em tudo, mas você pode ser o melhor naquilo que faz seus olhos brilharem, e toda a vez que a vida estiver confusa, você deve procurar por isso.

Valorize sua companhia. Solitude ou solidão (como alguns chamam) é um presente. Se você é capaz de amar a sua própria companhia, você tornará seletivas as suas companhias. Ninguém precisa de muitos amigos e sim de pessoas que correspondem à sua energia, são esses que agregarão.

Ninguém precisa saber tudo sobre sua vida. Aliás, ninguém deve saber sobre seus planos, a não ser você mesmo. Então, segure a onda! Mas, quando acontecer, pode botar lá no Facebook, mandar no Whatsapp ou ligar contando! Você sempre foi espontâneo e gostou de dividir as coisas boas que acontecem com você com outras pessoas. Pode ser que algumas sintam inveja sim, mas a sua esperança de conseguir inspirar alguém com suas conquistas explica esse seu jeito. Bem, eu duvido que nos últimos meses e anos você tenha dividido coisas ruins com alguém, mas infelizmente isso não é algo que as pessoas consideram.

Não importa, continue sendo você – mas guarde segredo sobre o que ainda não aconteceu!

Faça o bem a quem você não conhece. Seja gentil. Você nunca saberá o que há por trás da daquela pessoa que cruza por você no caminho para a faculdade. Faça algo que torne a vida de alguém melhor, todos os dias ou sempre que possível.

Além disso, não julgue ou fale mal das pessoas. O que as pessoas são nunca será da sua conta. O máximo que você pode fazer é aprender o que você não quer ser.

Agora, há o outro grupo, das pessoas admiráveis. Aproxime-se, crie laços, ofereça e aprenda tudo do que puder, pois a vida é essa troca. Ouça os mais velhos, eles têm muito a te dizer e passe tempo com crianças, elas te lembrarão de onde veio.

Tudo bem se você precisar se afastar de algumas pessoas, a convivência é uma arte que exige habilidade. Não se cobre tanto, se ainda não é capaz de ser completamente flexível. Com o tempo você aprenderá.

Respire. Nada é para sempre. Respire, de novo!

A formatura, o pedido de namoro, o casamento, o mestrado, aquele emprego, aquela viagem de volta ao mundo, os filhos, o apartamento e todos aqueles planos que você faz hoje, podem mudar amanhã em um segundo. Então, viva! Faça o que pode fazer hoje e esteja pronto para as oportunidades – mesmo que elas sejam diferentes do que você consegue enxergar hoje. Há caminhos que se fazem apenas quando caminhamos e há tempo para cada passo. Respire! Seja seguro e autoconfiante, mesmo quando você não souber por onde ir. Quer dizer, pensando bem, você pode sentir medo e insegurança, às vezes, só não espere que outras pessoas supram isso. Encontre força, confiança e segurança em si mesmo.

Por fim, não deixe sua luz apagar. Todo o dia termina para amanhã nascer de novo! Seja quem você quiser ser e faça tudo o que quiser.

A sua essência e sua atitude em protegê-lo determina todo o seu sucesso e disso você pode ter certeza e se orgulhar, pois olhe só até onde já chegou!


Direitos autorais da imagem de capa: wallhere / 766201





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.