AutoconhecimentoMensagem de ReflexãoVida

Ressignificando crenças…

ressignificandocrenças

Todo comportamento é embasado no sistema de crenças de cada um, este é influenciado pela educação e cultura em que a pessoa se encontra inserida. A repercussão dessas crenças tem a sua consequência energética, atraindo ou repelindo situações de vida. Os valores acatados por nós como verdadeiros, definem a qualidade das ocorrências em nosso caminho.

Nunca esqueço quando no primeiro ano de faculdade queria iniciar um estágio, mas não conseguia colocação, as empresas só admitiam estagiários a partir do segundo ano de curso. Uma noite no retorno da aula, sendo uma motorista iniciante, raspei a lateral do carro em uma coluna da garagem ao tentar estacionar. Porém, não fiz drama, em pensamento agradeci pelo estrago não ter sido maior.

Imaginei, depois desse aborrecimento é chegada a hora da vida me encaminhar coisa melhor. Ao levar o carro para o conserto na concessionária, vi uma placa oferecendo a vaga de assistente administrativo. Apesar de não estar com meu curriculum em mãos, procurei o responsável pela área, após uma breve conversa consegui a vaga.

Em realidade, o acidente com o carro foi um caminho para que eu conseguisse aquela oportunidade de trabalho. Ao ter fé na vida interpretando cada acontecimento, por pior que pareça, como uma ferramenta para o alcance de um futuro melhor, mantém-se em uma vibração energética positiva. Consequentemente, boas situações irão se apresentar a médio, ou longo prazo; tudo depende da convicção de cada um.

O valor atribuído a cada conceito define um resultado em nossa vida. Ao iniciar um regime e considerá-lo como uma prática desagradável, será muito difícil alcançar o sucesso do emagrecimento.

É preciso ressignificar a crença de que a dieta é uma situação punitiva, considerando-a como algo bom. Ao realizar-se uma alimentação equilibrada se alcança o emagrecimento, e uma melhora na qualidade de vida. A dieta precisa ser qualificada como atividade positiva, eliminar quilogramas em excesso é saudável, fazer dieta é bom!

A autoestima, que é a crença sobre si mesmo, ocorre quando se identifica e valoriza as próprias capacidades, ela é de vital importância para o sucesso na vida. Infelizmente, mesmo possuindo habilidades e bons contatos sociais, aquele que não se valoriza não é valorizado pelos outros, perdendo valiosas oportunidades de realização de vida.

É comum verificar-se esse fato nas empresas, quando aqueles menos capazes, porém mais seguros, conseguem uma promoção devido a energia exalada por sua autoestima fortalecida. Quando se tem o hábito de valorizar mais os fracassos do que as conquistas, revela-se um sistema de crenças que ressalta o que é negativo. Uma boa postura para reverter esse quadro é lembrar-se dos vários desafios superados durante a trilha da vida, desta forma é possível ressignificar a crença sobre si mesmo. Ao assumir e admirar as vitórias já conquistadas obtêm-se um aumento da autoestima, e o resultado é ser mais valorizado também pelos outros.

Com o apoio de um terapeuta, ou mesmo de forma independente, podemos trazer para o consciente as crenças sob as quais atuamos, viabilizando a identificação de crenças negativas. Nossas realizações e qualidade de vida estão diretamente relacionadas ao nosso sistema de crenças. Ter coragem e disposição para trabalhar o autoconhecimento é a solução para ressignificar as crenças limitantes que impedem as melhores realizações de vida.

Por:  Gisela Campiglia – Via: STUM

 

0 %