Desenvolvimento PessoalO SegredoReflexão

Ressignificando nossas dores

Ressignificar é atribuir um novo significado a acontecimentos através da mudança de sua visão sobre as coisas. Perceber o mundo de uma maneira mais agradável, proveitosa e eficiente.



“O significado de todo acontecimento depende do filtro pelo qual o vemos. Quando mudamos o filtro, mudamos o significado do acontecimento, e a isso se chama ressignificar, ou seja, modificar o filtro pelo qual uma pessoa percebe os acontecimentos a fim de alterar o significado desse acontecimento. Quando o significado se modifica, as respostas e comportamentos da pessoa também se modificam.” Retirei essa parte da internet para que você possa entender melhor o que estou dizendo.

Através da ressignificação, podemos aprender a pensar de outro modo sobre algo de ruim que nos marcou em algum momento e que de certa forma prejudica o atingimento de futuros resultados positivos em nossa vida. É o mesmo que pegar a dor e retirar a essência do que isso pode te trazer de bom, extrair aprendizado do sofrimento e seguir a vida de maneira leve focando no quanto determinadas dificuldades podem nos fortalecer.

Muitas vezes damos uma importância exagerada para algo que nos gerou um sentimento ruim de injustiça, dor ou mágoa no coração. Quando tentamos pensar no quanto aquilo contribuiu para o nosso crescimento e buscamos enxergar por um outro ângulo, o acontecido recebe outro grau de importância. Algo que alimenta nossa evolução como ser humano gerando uma força motriz que nos impulsiona em busca da superação.


Por exemplo, uma doença que por um lado te impede de realizar muitas coisas, por outro te deixa com mais vontade de viver e realizar tudo aquilo que é possível de ser feito apesar das limitações. Te faz grato por todos os dias com saúde. Uma separação conjugal te torna melhor para lidar com outros relacionamentos. Em vez de ficar com essa mágoa no coração, tente ressignificar esse sentimento e leve consigo o melhor do ensinamento que ficou.

Não utilize sofrimentos do passado como muleta para justificar tua falta de atitude para melhorar teus resultados. Como você pode ressignificar uma determinada história na sua vida? Seja o que for, deve te impulsionar para frente e não te puxar para trás.

Seja apaixonado pela vida. Elimine as mágoas e aproveite para crescer, seguir em frente. Você escolhe se vai ficar contando eternamente suas histórias ruins na posição de vítima do mundo ou ressignificar extraindo o ensinamento que a experiência lhe proporcionou e recriando uma nova história cheia de sentimentos bons e grandes resultados.


Quem era eu? a vida em perspectiva

Artigo Anterior

Segundo a tradição ayurvédica existem 3 tipos de personalidade. Qual é a sua?

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.