4min. de leitura

Riqueza é ter tudo aquilo que nos traz paz…

Muitas pessoas vivem para querer acumular coisas que os enriqueçam financeiramente, ou seja, querem casas, automóveis e muito dinheiro no banco porque em toda a sua ingenuidade acreditam que esse é o segredo para terem o título de bem-sucedidos e o mundo aos seus pés. Pensam que com dinheiro tudo se compra, tudo se tem, mas as verdadeiras riquezas não são compráveis.


É ingênuo pensar que o dinheiro seja capaz de conquistar certas riquezas, a frieza de um cifrão não se compara à beleza do que é verdadeiramente de valor.

Por isso, a verdadeira riqueza é ter tudo aquilo que nos traz paz. A simplicidade, muitas vezes, nos enriquece muito mais do que qualquer tesouro porque, na verdade, ela é o próprio tesouro, que só brilha para aqueles que sabem enxergar o que reluz de sua essência.

A verdadeira riqueza é ter a certeza de que estamos preenchidos do que é bom e isso é algo eterno porque não há tempo que desfaça a beleza da alma e nem falta de dinheiro que a deixe sem abrigo de tudo aquilo que lhe envolve: uma alma bela é algo que não está à venda nas prateleiras do marketing e não há dinheiro que possa ser capaz de comprá-la e é aí que reside seu valor.

Sábio é aquele que cultiva as riquezas eternas: a riqueza de alma, de coração e de caráter porque essas durarão para sempre, dentro de nós enquanto por aqui estivermos e dentro daqueles que tocamos quando já tivermos partido.

Claro que não estou dizendo que não é bom querer coisas materiais, precisamos delas para viver dignamente, mas dedicar a vida a buscar por dinheiro e bens é uma perda de tempo, porque só ganharemos a verdadeira corrida do tempo se conquistarmos tudo aquilo que nos faz importantes: não as coisas que nos fazem importantes, mas as pessoas que nos têm com importância em seus corações, pois existem coisas na vida que valem mais do que qualquer ouro ou diamante reluzentes, que, na verdade não são coisas, mas pessoas e sentimentos: a família, os verdadeiros amigos e todos aqueles que temos com carinho dentro de nós.


A minha riqueza sempre estará onde estiver as pessoas que eu amo porque os verdadeiros diamantes são os sentimentos que as pessoas carregam dentro de si.

Bens materiais não são capazes de carregar em si um pouco de nós e nem nos torna mais importantes do que quando somos carregados, com todo carinho, dentro do coração de alguém.

Assim, a verdadeira riqueza é ser dono de tudo aquilo que sabemos que durará, porque continuará conosco independente do tempo que passe, do problema que tenhamos, dos dias difíceis que passemos.

A verdadeira riqueza é ter pessoas que segurem em nossas mãos quando for possível e que nos carreguem em seus corações, mesmo quando não estivermos mais aqui. Bens materiais podem se acabar de uma hora para a outra, mas as pessoas verdadeiras e o nosso caráter são os verdadeiros bens impagáveis porque são as riquezas de toda pessoa que vence na vida.


O verdadeiro sucesso é conquistar as riquezas que ninguém nunca poderá tirar de nós, porque não há dinheiro que possa pagá-las.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: azgek / 123RF Imagens





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.